CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Comissão do Arrendamento Urbano aplaude incentivos fiscais

4 de outubro de 2017

A Comissão de Acompanhamento do Mercado de Arrendamento Urbano (CAMAU) congratula-se com as medidas de incentivo fiscal que o Governo se prepara para aprovar, afirmando que "vão finalmente ao encontro das necessidades do mercado".

Como o DI já noticiou, e tendo por base investigações levadas a cabo pelo "Público" e o "Jornal de Negócios", os senhorios que coloquem os seus imóveis no mercado do arrendamento habitacional a preços mais baixos ficarão isentos de pagar IRS sobre os rendimentos prediais que obtenham.

Além disso, os senhorios pagarão apenas 50% de IMI, uma redução que poderá ir aos 100% se as assembleias municipais assim o entenderem.

Para o coordenador da CAMAU (que integra a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, a Associação de Inquilinos Lisbonenses (AIL) e a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal), Luís Lima, as medidas que constam na resolução sobre a "Nova Geração de Políticas da Habitação", e que deverão ser apresentadas e votadas hoje em Conselho de Ministros, são "boas notícias que vão ao encontro das reais necessidades dos jovens e das famílias portuguesas".

"O facto de o Governo ter, finalmente, dado ouvidos aos agentes do mercado, é um sinal muito positivo, com o qual só nos podemos dar por satisfeitos. Esta diferenciação pela positiva para quem coloca os seus activos no mercado habitacional com rendas acessíveis e adequadas aos rendimentos das populações, será, decerto, um enorme incentivo à dinamização do mercado de arrendamento em Portugal", declara.

O CAMAU refere ainda que as medidas agora propostas tinham sido apresentadas à tutela em Setembro.

Lusa/DI