CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Cerca de 1.500 casas no Porto vão ter renda apoiada

13 de fevereiro de 2015

IHRU – Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana está a aplicar o regime de renda apoiada às 1.490 habitações que são da sua propriedade, existentes em oito bairros localizados no município do Porto. As rendas nestes bairros não eram actualizadas há mais de 25 anos.

De acordo com um comunicado do IHRU a aplicação do regime de renda apoiada será faseada em três anos, para facilitar o ajustamento das famílias às novas rendas. No primeiro ano a renda média é de 67,12 euros, no segundo ano a renda média será de 96,32 euros e no terceiro e último ano do faseamento a renda média será de 125,53 euros.

No âmbito deste processo, verificou-se que há 238 arrendatários cujas rendas desceram de valor, em resultado da redução dos respectivos rendimentos, e 77 famílias com rendas inferiores a 5,00 euros.

Há duas dezenas de famílias com rendimentos superiores a 2.800 euros mensais que naturalmente terão os maiores aumentos de renda. Em vários destes casos a s rendas passarão de 30 euros para valores próximos dos 300 euros ao longo dos três anos do faseamento.