CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Arroios e Paranhos com mais alojamentos para estudantes

19 de dezembro de 2018

As zonas de Arroios e de Entrecampos, na cidade de Lisboa, e as de Paranhos e Cedofeita, no Porto, são os locais com mais opções de alojamento para estudantes.

A plataforma online Uniplaces, para alojamento de estudantes universitários, divulga hoje as cinco zonas em Lisboa e no Porto onde os estudantes universitários podem encontrar mais opções de alojamento para a sua experiência de mobilidade.

Em Lisboa, é em Arroios que a plataforma de alojamento disponibiliza aos estudantes universitários um maior número de opções de casa ou quarto para arrendar durante o semestre ou ano lectivo. Com cerca de 522 ofertas disponíveis, o preço médio para arrendamento a estudantes em Arroios é de 380 euros. Entrecampos, que apresenta uma renda média de 413 euros, é também um dos bairros na cidade de Lisboa com um maior leque de opções, com cerca de 287 ofertas.

Alvalade, Benfica e Picoas são também algumas das zonas mais procuradas pelos estudantes universitários, e que apresentam um elevado número de opções na plataforma da Uniplaces. Com cerca de 650 ofertas disponibilizadas em conjunto na plataforma, nestas três zonas, o preço médio de arrendamento varia entre 373 e 435 euros.

Por outro lado, a zona da freguesia do Castelo é a que apresenta um número mais reduzido de opções de arrendamento a estudantes, com uma renda média mensal de 475 euros. Esta zona é, de acordo com a Uniplaces, mais dinamizada pelo arrendamento a curto prazo, sobretudo dirigido a turistas estrangeiros embora cada vez mais senhorios optem por combinar a opção de arrendamento a turistas com arrendamento a estudantes de maneira a rentabilizar da melhor forma as suas propriedades.

A norte do país, no Porto, é em Paranhos que os estudantes universitários podem encontrar mais quartos ou casa para arrendar, com cerca de 442 ofertas disponíveis e uma renda média mensal de 308 euros. Em segundo lugar, é na região de Cedofeita que os estudantes encontram mais opções de arrendamento na plataforma, com cerca de 225 ofertas e uma renda média mensal de 314 euros. Por outro lado, Nevogilde é a freguesia com menos ofertas de opções de arrendamento a estudantes.

Bonfim, Santo Ildefonso e Campanhã são as restantes zonas com uma oferta mais diversificada para estudantes, cerca de 468 ofertas – em conjunto, e uma renda média que varia entre 297 e 346 euros.

Entre todas as zonas referidas, Campanhã é a única que apresenta uma renda média mensal inferior a 300 euros, sendo que tanto em Lisboa como no Porto, os valores correspondem a ligeiros aumentos face aos dados da plataforma referentes a 2017. 

“Na Uniplaces trabalhamos constantemente com o objectivo de conseguir disponibilizar um número abrangente de ofertas para os estudantes universitários que procurem casa ou quarto para arrendar, em zonas de referência e com as comodidades necessárias para que possam ter uma experiência de mobilidade positiva. Queremos facilitar o processo de arrendamento a estudantes e senhorios e, até hoje, já foram reservadas na plataforma mais de 2.8 milhões de noites”, explica Inês Amaral, Deputy Manager da Uniplaces.