CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Arroios e Madragoa têm bolsa de arrendamento a preços acessíveis

1 de dezembro de 2018

A Câmara de Lisboa vai abrir uma bolsa de arrendamento a preços acessíveis, desta vez em Arroios e Madragoa, uma medida saída do diagnóstico feito através da linha SOS Despejos, revelou hoje a vereação da Habitação.

A linha SOS Despejos tinha como objectivo não só dar informação aos munícipes, como "obter conhecimento das diversas ocorrências na cidade, percebendo qual a sua distribuição no território, de forma a estruturar novas medidas e apoiar opções políticas no âmbito do Programa Local de Habitação".

"Estão entre estas a abertura de uma nova bolsa no centro histórico, abrangendo outras áreas, como Arroios e Madragoa", revela a informação transmitida pelo gabinete da vereadora da Habitação, Paula Marques (movimento Cidadãos por Lisboa, eleita na lista do PS).

De acordo com um balanço dos primeiros seis meses de actividade da linha SOS Despejos, a maioria dos contactos foram feitos por residentes em Arroios, com 23 casos, e nas freguesias do centro histórico, como Santa Maria Maior, com 15 casos, Campo de Ourique e Penha de França, com 13 casos cada, e Penha de França, 12, num total de 187 contactos.

Esta segunda bolsa juntar-se-á, assim, ao concurso para a atribuição de 110 habitações a preços acessíveis a residentes nas freguesias de Santa Maria Maior, Santo António, São Vicente e Misericórdia, na zona histórica da cidade, que foi aberto em Maio deste ano, dirigido especificamente aos moradores em risco comprovado de perda de habitação.

De acordo com o anúncio feito em Abril pelo presidente da Câmara, Fernando Medina (PS), esses 110 fogos do programa "Habitar o Centro Histórico" representaram um investimento total de dois milhões de euros.

O programa, criado com património municipal, visa responder à pressão imobiliária que atinge estes moradores desde a entrada em vigor da "lei das rendas" e o crescimento do turismo.

Lusa/DI