Arrendar casas particulares é o fenómeno deste verão

07 de Julho de 2015

Arrendar casas particulares para passar férias, é este ano, a principal tendência dos turistas nacionais. Relativamente a estadias para o verão, o portal HomeAwayregistou um crescimento no número de reservas dos portugueses de 39,5%, comparativamente com o período homólogo

A análise do portal revela que Portugal é o destino mais procurado pelos portugueses. 90% dos portugueses vão gozar o período de férias “cá dentro”.

No que diz respeito aos pedidos de reservas para alojamentos no estrangeiro, realizados pelos portugueses, também houve um aumento de +85% para o Brasil, +73% para Itália e +68% para Espanha. A razão para a escolha do destino Brasil ser tão significativa, deve-se ao facto dos preços dos alojamentos serem bastante acessíveis em relação à oferta hoteleira tradicional e a oferta apresentar propriedades espaçosas e adaptadas para famílias, grupos ou amigos e centrais. A poupança no alojamento situa-se na ordem dos 50% a 70% de desconto, o que para um orçamento familiar, permite compensar no preço dos bilhetes de avião para todos os membros da família.

Reduzir custos durante as estadias sendo 50% mais económico

"Os alojamentos particulares para férias são muito procurados por famílias e grupos de amigos, que procuram reduzir custos durante as estadias e querem aproveitar as férias para viverem como os locais, beneficiando das comodidades de um alojamento local, como se estivessem em casa. Esta modalidade de arrendamento seduz cada vez mais turistas estrangeiros e portugueses, pois permite preparar as refeições em casa, escolher a tipologia do alojamento, um apartamento na cidade ou uma vivenda com piscina e partilhar as despesas das férias entre os amigos ou familiares. De uma forma geral, uma estadia num alojamento para férias, nos destinos privilegiados pelos portugueses é 50% mais económico do que uma estadia equivalente numa unidade hoteleira", revela Sofia Dias, responsável pela HomeAway para o mercado português

Em relação aos destinos nacionais mais procurados pelos portugueses para as férias deste verão, o Algarve continua a liderar com +71% dos pedidos de reserva. O top 5 das localidades algarvias é composto por Albufeira, Loulé, Portimão,Tavira e Vila Real de Santo António.

Os Açores merecem especial destaque pelo boom verificado no número de reservas, uma realidade potenciada pela recente liberalização das ligações áreas de low cost, que permitem descobrir o arquipélago a preços muito mais atrativos. As regiões Norte e Centro também assistem a um crescimento positivo acentuado este verão de +67% e +45% respectivamente.

Europa do Sul a preferida dos portugueses que vão para fora

Os portugueses que optam por viajar para o estrangeiro, preferem destinos próximos de Portugal e elegem a Europa do Sul. As companhias aéreas low cost facilitam as viagens, que são feitas sobretudo para países onde o poder de compra é semelhante ao de Portugal (Espanha e Itália). Países mais a norte como França e Reino Unido, oferecem alojamentos com preços mais elevados e pelo custo de vida local ser mais caro, as estadias são mais reduzidas.

Portugal preferido pelos espanhóis, franceses, ingleses e alemães

Portugal é este verão o 1º destino estrangeiro para os espanhóis, o 3º para os franceses, o 5º destino de eleição para os ingleses e o 6º para os alemães.

Em termos de preferências dos turistas estrangeiros, as regiões portuguesas com maior procura para o verão de 2015 são o Algarve, Lisboa e Vale do Tejo e Norte.