CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

1º Concurso de renda acessível da Câmara de Lisboa registou 3170 candidaturas

1 de fevereiro de 2020

O primeiro concurso de casas de renda acessível da Câmara Municipal de Lisboa registou 3170 candidaturas, para as 120 habitações em diversos pontos da cidade.

O prazo para efectuar as inscrições terminou ontem. Para este concurso inicial do PRA – Programa de Renda Acessível, a Câmara Municipal de Lisboa recuperou 120 habitações em diversos pontos da cidade, com tipologias T0 a T4, cujo aluguer vai custar entre 150 e 800 euros, em função do rendimento do agregado.

Os valores das rendas não podem ultrapassar 30% do rendimento mensal líquido das famílias – com redução de 2% por cada filho -, conseguindo assim por nos programas de habitação para a classe média casas que as pessoas possam pagar.

O concurso foi lançado no passado dia 12 de Dezembro, altura que foi apresentado o novo portal Habitar Lisboa, que vai concentrar todos os programas de habitação que o Município tem neste momento em vigor: Renda Acessível, Renda Apoiada e Subsídio Municipal ao Arrendamento.

Segundo comunicado da Câmara de Lisboa, ainda durante o mês de Fevereiro será realizado o sorteio das casas desta primeira bolsa, com data a anunciar em breve. Os candidatos não contemplados mantêm a inscrição no programa, sendo notificados da abertura de novas bolsas de renda acessível.

A Câmara Municipal de Lisboa tem prevista ainda para este ano, e no âmbito deste programa específico, o lançamento de mais dois concursos, para os quais está já a construir ou recuperar mais de 250 habitações. 

Para isto a edilidade tem canalizado todo o seu património, aumentando o ritmo de reabilitação, e adquirido novos imóveis para aumentar o número de habitações nos programas de habitação municipal.

A autarquia indica ainda que face das necessidades de habitação, está também a estudar outras formas de relação com a administração central e até de mobilização de propriedade privada para arrendamento acessível, com apoio financeiro e incentivos fiscais.