CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

2014 começou bem para o mercado imobiliário

13 de fevereiro de 2015

O início do ano foi marcado por uma profunda recuperação do mercado, tendo inclusive alcançado o valor mais positivo do índice de confiança do IMI – Imovirtual Market Index desde o seu lançamento em Julho de 2012.

De acordo com as respostas obtidas, em Janeiro os profissionais do sector estão mais optimistas relativamente ao mercado, não só por efeito da sazonalidade (uma vez que tradicionalmente o primeiro trimestre do ano é o mais dinâmico em termos nacionais), mas também por constatarem uma melhoria aparentemente sustentada na maioria dos indicadores macroeconómicos e imobiliários, em particular numa forte recuperação do investimento directo estrangeiro.

15 meses é o tempo média para vender uma casa

Os dados agregados revelam que o tempo médio de absorção no mercado residencial de venda continua a situar-se em torno dos 15 meses, enquanto o tempo médio de absorção no mercado residencial de arrendamento mantém a tendência de agravamento ligeiro, iniciada em Outubro de 2013, situando-se agora um pouco acima dos cinco meses.

Além da estabilidade dos tempos médios de absorção, destaca-se um maior dinamismo da procura imobiliária neste início de ano, reportado por mais de 46% dos inquiridos – sendo que apenas 25% das respostas apontam para uma contracção no número de transacções face a Dezembro de 2013.

Instabilidade no mercado de trabalho principal factor de inibição na procura de casa

Para os profissionais do sector, os principais factores inibidores da procura imobiliária, no mês de Janeiro, foram a instabilidade no mercado de trabalho (com um consenso que reuniu cerca de 60% dos inquiridos), a restritividade bancária (referenciada em 59% das situações) e a diminuição do poder de compra das famílias (com 55% de respostas). A este nível, é possível concluir que os condicionalismos do mercado têm sido basicamente os mesmos ao longo dos últimos meses.

Quanto às expectativas de curto prazo dos profissionais que actuam no mercado imobiliário, cerca de 63% acreditam numa melhoria (mesmo que ligeira) da actividade em geral e 27% assumem mesmo como possível uma ligeira recuperação dos valores das transacções praticados (sobretudo no segmento residencial para venda).

Dinamismo do mercado até Março/Abril de 2014

Este optimismo relativamente ao dinamismo do mercado até Março/Abril de 2014 encontra-se também alicerçado no facto de 28% dos inquiridos terem reportado uma melhoria no número de transacções no mês de Janeiro, face a Dezembro, e de 46% alegarem um aumento da procura imobiliária, mais uma vez, em especial no produto residencial para compra.