CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma casa dentro de outra

13 de fevereiro de 2015

Localizado na Junqueira, em Lisboa mostramos um projecto de um apartamento que mudou radicalmente a sua imagem. O atelier de arquitectura ASPA – Atelier São Paulo Arquitectos dos arquitectos José Maria Cumbre e Nuno Sousa Caetano, é o responsável pelo projecto.

Segundo a leitura da memória descritiva, a equipa procurou manter intactas as características decorativas e construtivas iniciais do imóvel. A intervenção realizada no apartamento deve ser analisada e entendida não como uma reabilitação mas sim como uma extensão e aproveitamento de espaço “vazio” do referido imóvel face as suas características iniciais.

Trata-se de um apartamento cujo projecto de um só piso foi desenvolvido num espaço que inicialmente tinha um pé direito na sua totalidade de 5.20m o qual é revelado na sua totalidade na sala e quartos, nos restantes espaços o pé direito original encontra-se oculto por um tecto falso que define um pé direito mais baixo em zonas de circulação e serviços (corredor, instalações sanitárias, vestíbulos e cozinha).

De carácter objectual, de forma a se afastar da intervenção realizada em 2006, a mezanine ocupa a totalidade dos espaços onde o pé direito é inferior a 2.80, revelando-se nas salas e nos quartos. É precisamente nestes espaços que se faz a ligação entre os dois níveis.

Ficha Técnica:

Localização: Lisboa, Portugal

Datas: 2011-2012

Arquitectura: José Maria Cumbre e Nuno Sousa Caetano

Rita Brito e Rita Laginha (colaboradores)

Fundações e Estruturas: PRPC engenheiros

Instalações de Águas e Esgotos: Francisco Carmona

Área: 120m2

Modelos Tridimensionais – Maquetas: ASPA

Fotografias: FG+SG - Fotografia de Arquitectura