CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma casa de sonho. E é portuguesa

3 de março de 2020

“Lux mare”, ou “luz do mar”, porque é intensa a luz que reflecte esse imenso e sedutor oceano, que se estende até ao horizonte e por onde se perde o nosso olhar. Mais um projecto no Algarve com a assinatura do arquitecto Mário Martins.

"Esta é de fato uma localização privilegiada e um panorama único. Numa envolvente de casas isoladas, construídas principalmente na década de 1970, envolvidas por espaços verdejantes, os dois generosos lotes em apreço apresentam-se com uma casa de dois pisos, com uma evidente falta de condições de habitabilidade e uma outra construção inacabada, com uma implantação e dimensões inadequadas. Perante a falta de qualidade arquitectónica das preexistências, novas construções de raiz vêm procurar o equilíbrio e a qualidade que o sítio merece", revela o arquitecto.

De acordo com a memória descritiva, as duas novas casas têm como pressuposto ser duas partes individuais de um mesmo conjunto, duas peças autónomas que se completam, ou dois continentes separados, onde é evidente pelo seu contorno, a sua anterior coexistência, ou então, a união de duas pessoas diferentes, quiçá, numa evocação ao amor através da arquitectura. As formas ligeiramente curvas sugerem essa ligação, mas a diferença entre elas, vinca a individualidade de cada edifício.

"A Casa Mare, a da frente, implanta-se a uma cota mais baixa, deixa-se submergir pelo jardim, pois reveste-se mesmo de uma cobertura ajardinada, para que a Casa Lux, a de trás, beneficie desta fantástica localização.

As casas aconchegam-se, entre si e ao terreno, de uma forma contida.

Apenas os rasgos horizontais envidraçados se evidenciam, para emoldurar os sucessivos planos de vista, que se diluem numa quase perfeita simbiose: o verde envolvente, o recorte da falésia, a imensidão do mar e depois do céu.

Os recortes nos edifícios, com particular evidência para o iconográfico vazio ondulado e a utilização da madeira é uma homenagem a um dos maiores arquitectos do séc. XX, Alvar Aalto e ao design nórdico, de onde o nosso cliente é oriundo. Trata-se de uma procura de uma simbiose entre a cultura arquitectónica mais crua do Sul e a elegância do desenho do Norte da Europa, para que a casa seja simultaneamente a origem e o destino.

Os gestos simples, a uniformidade e a plasticidade do reboco branco e o equilíbrio energético procurado nos recursos e no desenho, são factores que se pretende que prevaleçam como referência de uma arquitectura responsável", lê-se na memória descritiva.

Casas LuxMare

Data: 2017 / 2019

Localização: Lagos - Portugal

Arquitectura: Mário Martins

Colaboração: Nuno Colaço; Kirsti Oygarden; Rui Duarte; Sónia Fialho; Mariana Franco

Construtor: Lagopórtico, Lda

Fotografia: © Fernando Guerra FG+SG