CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma casa com vista para a paisagem ribatejana

22 de março de 2021

Em Santarém, paredes-meias com a zona rural surge a Casa de Santarém, um projecto do atelier dp Arquitectos, que procurou ligar a modernidade com a paisagem ribatejana. 

A casa situa-se no perímetro de um loteamento, com vista para o campo. Organiza-se com zona de serviços no lado norte, zona social no centro, e zona de quartos na outra extremidade, todas viradas para o generoso logradouro com piscina.

De acordo com o arquitecto Diamantino Pinho, responsável pelo projecto, "privacidade é um dos temas abordados, na exigente tarefa de harmonizar o construído no território. Organizam-se os volumes e alçados, como referência visual no principal eixo viário do loteamento".

O arquitecto refere ainda que contrariando a ingrata estratégia dos outros lotes, defendem-se as árvores pré-existentes com a sua valiosa sombra, sob o calor intenso do Ribatejo.

"Conforto e simplicidade do habitar são desejados, sem ferir a vontade do desenho. A procura da simplicidade é um processo complexo", conclui o arquitecto.

Ficha Técnica:

Nome do Projecto: Casa em Santarém 
Atelier de Arquitectura: dp Arquitectos
Arquiteto responsável: Diamantino Pinho
Website:www.dparquitectos.pt
Localização: Santarém
Ano de conclusão da obra: 2020
Área total construída (m2) . Total area: 287m2
Fotógrafo: Ivo Tavares Studio
Website: www.ivotavares.net