CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Transparência sobre o Tejo

12 de fevereiro de 2015

A localização não podia ser melhor, sobre o rio Tejo e ao lado do Museu Nacional de Arte Antiga (Palácio das Janelas Verdes). O Bar do Jardim 9 de Abril conseguiu juntar os dois conceitos e ter a sua própria personalidade. Um espaço que privilegia a vista magnífica sobre o rio e o glamour e imponência do Palácio e deu-lhe um toque moderno. Contudo, a integração é perfeita e quem está dentro do Bar consegue ao mesmo tempo desfrutar das vistas para o Tejo e para o Museu.

A ideia e a concretização deste projecto deve-se ao atelier ASPA – Atelier São Paulo Arquitectos dos arquitectos José Maria Cumbre e Nuno Sousa Caetano. Para este espaço, a equipa teve em conta o miradouro com vista panorâmica sobre o Tejo. Mas também pelo conjunto de edifícios cujo património arquitectónico é de enorme interesse, o Jardim 9 de Abril também conhecido por Albertas (Cerca do Convento das Albertas das freiras Carmelitas) ou Jardim da Rocha do Conde de Óbidos. Assim, “o local onde se insere o Bar, surge como um promontório num espaço verde rodeado de tradição, aberto ao rio e aos navios, com a margem sul imponente a esconder Almada”, lê-se na memória descritiva.

“Implantado no limite norte de um terraço (cobertura) de um edifício pré – existente onde o mesmo faz a ancoragem com o jardim, o bar/esplanada desenvolve-se num piso único. A sua construção de carácter efémero, a sua imagem de leveza, transparência, permeabilidade e de reflexos promove e preserva as relações de vistas existente, não permitindo que esta nova estrutura surja como uma barreira ao jardim”, salientaram os arquitectos.

Um projecto que já mereceu várias nomeações para prémio nacionais e internacionais tendo vencido o Prémio de Arquitectura Enor em 2011.

Ficha Técnica:

Cliente

Prado e Palma

Arquitectura

José Maria Cumbre

Nuno Sousa Caetano

Carolina Castro Freire (colaboração)

Construção

Salvaria Lda.

Fotografias

FG + SG - Fotografia de Arquitectura - Fotografia: Fernando Guerra| Produção Fotográfica: Sérgio Guerra
® copyright