CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

Transformação arrojada com a marca LEXUS

8 de novembro de 2019

De uma estrutura metálica pré-existente e da reformulação de um espaço comercial, foi desenvolvido um exercício de criar uma peça icónica, cuja marca é LEXUS. O atelier Rarcon, conseguiu marcar a diferença na cidade de Faro, no Algarve.

Segundo o arquitecto responsável, João Ramos, o desafio foi perceber como o edifício poderia ser moldado para conseguir se destacar de forma evidente no meio de diversos edifícios comerciais de grande escala. "A estrutura existente tinha uma forma muito particular e para albergar as necessidades técnicas exigidas pelo programa, como uma área de exposição, escritório, lounge e um piso técnico superior, houve a necessidade de adaptar as pendentes para incluir o programa e para o controlo da drenagem das águas pluviais. A cobertura foi pensada como um quinto alçado, igualmente tratado, moldado e revestido, para que haja uniformidade de qualquer ponto de vista".

De acordo com a equipa da Rarcon, as geometrias foram deliberadamente vincadas com a intenção de sobressair e atrair o cliente intuitivamente para o interior do espaço. Estas geometrias são introduzidas com recurso a uma substrutura autónoma como uma pele que se agarra à pré-existência e permitiu assim um desenho mais livre do objecto. No interior do edifício percebemos que a relação com o exterior é directa havendo um diálogo com a linguagem pensada para o invólucro. Assim, o interior é moldado pela estrutura metálica pré-existente, tornando-o característico pelos ângulos e torções que o compõem. O edifício funciona como um todo, com uma identidade morfológica forte que se relaciona com a identidade da marca, em que a parte cromática e a forma é predominante no espaço.

Ficha Técnica:

Nome do Projecto: Lexus Faro

Escritório: Rarcon

Arquitecto responsável: João Ramos

Website: www.rarcon.pt

Localização: Faro

Ano de conclusão da obra: 2019

Área total construída (m2):  238.80m2

Cliente: Caetano Auto

Fotógrafo: Ivo Tavares Studio

Website do fotógrafo: www.ivotavares.net