CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

‘The Wall House’ de Guedes Cruz Arquitectos

13 de novembro de 2017

Situada à beira do campo de golfe Oitavos Dunes, próximo da Cascais, no Parque Nacional Sintra Cascais, a The Wall House é indescritível. Olha-se para ela, e gosta-se…

A casa define-se pelas suas linhas e recortes e paredes essenciais. Aparentemente, simples, básicas. Minimalistas, dirão uns, ‘dialogantes’ com os elementos naturais da paisagem circundante, afirmarão outros.

Uma moradia aberta ao exterior, onde as paredes e superfícies de vidro lhe dão luz e transparência, mas onde os revestimentos de madeira nas paredes exteriores de betão proporcionam a maior privacidade.

Um elemento ganha importância em todo o projecto: a água. As piscinas são mais do que piscinas, os grandes planos envidraçados são mais do que vidros, são elementos vivos e translúcidos da sua ‘pele’.

“A arquitectura é de todas as artes a mais ligada ao dia a dia do homem e provavelmente aquela com maior dificuldade de atingir o patamar de obra de arte” – afirma na apresentação do seu atelier o arquitecto José Guedes Cruz . Que acrescenta: “Um plano de uma casa  pode ser arte   mas não é  arquitectura  é apenas uma peça indispensável  para a atingir"

 

The Wall House - Ficha Técnica

arquitectura – Guedes Cruz Arquitectos – José Guedes Cruz,Marco Martínez Marinho, César Cruz

equipa de arquitectura – Patrícia Maria Matos, Nelson Aranha

cliente - privado

construtor – houselook

Estrutura: PPE

área do lote: 2.290 m2

área de construção: 1.100 m2

fotografias -  Ricardo Oliveira Alves - Fotografia