CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

Spectris Innovation Centre Porto: Os escritórios modulares inovadores da Invicta

2 de abril de 2020

Junto ao aeroporto Francisco Sá Carneiro surge o Spectris Innovation Centre Porto, um centro de escritórios inovador, onde os espaços de trabalho convivem com soluções modulares. O projecto é da autoria do atelier studium.

Para a equipa de arquitectos, o desenho das instalações Spectris Innovation Centre Porto apresentou-se como um exercício auto infligido. A falta de contexto referencial, provocada pela decisão de expansão de um dos corpos do edifício existente para um espaço de armazém anexo completamente inerte, foi o ponto de partida para o estudo da ocupação e edificado exterior, tanto quanto para o design e dinâmicas funcionais entre os múltiplos espaços de contacto de ambos os lotes.

"A localização privilegiada junto ao aeroporto do Porto, metro e vias rápidas ajudou na decisão tomada de ocupar o edifício vizinho. O conjunto com cerca de 650 metros quadrados é caracterizado pela configuração em armazém de volumetria regular, rectangular, com o seu eixo longitudinal orientado nordeste-sudoeste e com nave central. A divisão é vertical e acontece em 02 pisos na zona dos antigos escritórios ( a norte ) e a sul acedemos a um logradouro com cerca de 500 metros quadrados", lê-se na memória descritiva.

A entrada é a primeira unidade funcional que define a simbiose entre o passado e a inovação solicitado ao presente. Esta é a premissa onde o conceito criativo para o projecto se apoia, através de um programa ambicioso para a criação e distribuição de cerca de 60 postos de trabalho em open space, numa fusão entre áreas de reunião, zonas de trabalho em equipa, espaços individuais e o expectável tempo de descompressão e lazer. O open space central, articula assim a comunidade em espaços de reunião e de estar com os espaços de trabalho em equipa numa convergência de usos, funções e escalas inequívocas para residentes tanto quanto para o visitantes.

O centro de escritórios apresenta ainda os espaços de reunião que acompanham esta escala em proporção e sobretudo na ocupação do espaço existente: partindo do auditório como elemento gerador de diferentes espaços ( em si e circundantes, próprios e até resultantes sobrantes ) os quais se aliam aos contentores confinantes e estruturantes ( agentes de controlo de acesso e limite ao piso superior ) e ainda como elemento estrutural para crescimento da equipa em piso superior suportado nestes pontos de apoio preliminares.

"Performance máxima implica uma pausa, recuperação e por vezes o escape. A colocação da copa no espaço de logradouro propõe exactamente esse momento de meditação e contemplação, seja pela presença do colectivo ou do indivíduo, o espaço exterior é apropriado e no qual podemos livremente respirar. A ligação com o ginásio e a sala de jogos, justifica a atitude sustentável de conforto e bem estar nos espaços de escritório modernos, em complemento à condições individuais de cada posto de trabalho individual", conforme explicam os arquitectos.

Ficha Técnica:

Nome do Projeto: Spectris Innovation Centre

Escritório: studium

Arquiteto responsável: Sérgio Miguel Magalhães

Colaboradores: Catarina Rodrigues, Hugo Martins, Miguel Barbosa e Tiago Nogueira

Localização: Rua Vasconcelos Costa, Maia, Portugal

Ano de conclusão da obra: 2019

Área total construída (m2): 658,50 m2

Cliente: Detailsmind, HBM Fibersensing e HBK Porto

Fotógrafo: Ivo Tavares Studio