CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem vem daí atravessa o rio, junto à serra do Pilar... Oh! Porto

15 de outubro de 2016

Oh!Porto Apartments, nasceu num edifício situado na Calçada da Serra em Vila Nova de Gaia, local privilegiado, na sua relação com a ponte D.Luís I, com o rio, com a vista do casario e da zona ribeirinha do Porto, onde nos vem logo à ideia, a canção de Rui Veloso: Quem vem e atravessa o rio, junto à serra do Pilar...

Uma magnífica reabilitação elaborada por Nuno de Melo e Sousa + Hugo Ferreira - ARQUITECTOS. Para os arquitectos tratou-se de um desafio já que construir nesta zona de tamanho legado e carácter histórico é um processo delicado, de reflexão e que impõe condicionantes muito fortes.

Logo na primeira visita ao terreno, a equipa deparou-se com uma construção existente fustigada pelo abandono, com características do século XIX mas com alterações posteriores, que teria de se adaptar a um novo programa. Nos três pisos, 13.80m por 7.20m, era necessário organizar seis habitações independentes de uso flexível, uma recepção, um escritório, zonas técnicas e áreas de uso comum.

Dadas as condicionantes  e a debilidade do edifício, mantiveram-se as paredes perimetrais de alvernaria de granito e implantou-se uma bateria central no eixo longitudinal, que resolve o programa do edifício e a circulação do mesmo. Nesse bloco de betão à vista instalam-se casas de banho, cozinhas, coretes, negativos para tubagens, iluminação e o ascensor. O edifício existente passou a dividir-se em dois, ou melhor em seis, em lotes à moda do Porto - 13.80x3.00m-,  e a vista passou a ser longitudinal: o pátio do logradouro versus a ponte D.Luis e ribeira do Porto", lê-se na memória descritiva.

No projecto, foi possível encaixar mais um piso na cércea do vizinho, "o novo" em soletos de ardósia.

A escada, essa, teve de ficar de fora; alinhada pela espinha de betão, unindo todos os pisos, pousando em todas as cotas exteriores que se mantiverem surpreendentemente quase iguais às existentes.

Um projecto arquitectónico muito bem conseguido e que trouxe uma nova linguagem à envolvente sem a desvirtuar. No local ideal para receber turistas que pretendem descobrir os encantos do Porto e de Vila Nova de Gaia. Transformado em Alojamento Local, com seis apartamentos, o Oh! Porto Apartaments é mais um bom exemplo de reabilitação urbana.

Ficha Técnica:

Arquitectos - Nuno de Melo e Sousa, Hugo Ferreira Arquitectos

Localização - Vila Nova de Gaia

Ano - 2016

Fotografia - José Campos