CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

O cubo de vidro de Berlim

14 de abril de 2020

Um impressionante edifício de escritórios de 11 andares ergue-se na Washington Platz, na urbanização Europacity, em Berlim. Totalmente de vidro, o cube berlin é promovido pela CA Immo e projectado pelos dinamarqueses 3XN Architects.

Com 19.000 metros quadrados, o cube berlin é um excelente exemplo de como uma arquitectura inovadora pode ser bem-sucedida e associada a exigentes requisitos técnicos (desempenho estrutural e energético) de um edifício comercial "inteligente". E edifício destaca-se graças à sua fachada ventilada, inteiramente em vidro e capaz de integrar o edifício na sua envolvente. A fachada singular e inteiramente customizada não responde apenas aos propósitos estéticos do arquitecto, mas também a elevadas exigências estruturais e de desempenho energético.

A Guardian Glass foi chamada para fornecer o vidro e a eficiência energética foi possível devido à combinação do tipo de vidro empregue na fachada, integralmente envidraçada, a sua estética é atraente, reflectindo a envolvente do edifício e mudando de forma dinâmica a sua aparência, dependendo do ângulo de visão, do clima e da hora do dia.

A fachada dinâmica usa uma superfície termicamente escalonada por detrás do revestimento de vidro exterior, envolvendo o edifício com recurso a um padrão triangular. Os acessos ao edifício têm lugar num conjunto articulado de aberturas no revestimento exterior, nas quatro fachadas e em múltiplos pisos.

Torben Østergaard, sócio da 3XN e arquiteto no projeto, afirma: “A nossa ideia inicial era esculpir o edifício para que entrasse em diálogo com o espaço urbano, com os edifícios vizinhos e a vida de Washington Platz. Para que o edifício funcionasse como uma escultura na praça, procurávamos vidro reflector que enfatizasse a fachada e espelhasse visualmente a envolvente…".

Outro elemento importante do projecto foi maximizar a entrada de luz natural para os ocupantes do edifício. Como Torben Østergaard salienta: “Como as lajes de piso são bastante espessas, procurávamos uma fachada totalmente envidraçada, não apenas para obter as melhores condições possíveis de luz natural, mas também para ter uma percepção nítida através de janelas do chão-ao-tecto, capazes de que oferecer excelentes vistas”.

Elevado nível de compromisso com a sustentabilidade ambiental

O projecto destaca-se também pelo seu elevado nível de compromisso com a sustentabilidade ambiental, com menor consumo energético por comparação com os tradicionais edifícios de escritórios. A fachada dupla ventilada foi neste caso, um factor crucial. Além de ser um garante de luz natural, a fachada oferece também uma protecção eficaz contra os ganhos térmicos (solares), permitindo aos ocupantes beneficiar de ventilação natural. Como adianta Joachim Fauth, da Drees & Sommer, consultor de fachadas do projecto: "Para evitar o superaquecimento da cavidade, colocamos revestimentos de controlo solar e camadas de PVB de absorção solar na superfície exterior".

Já Matthias Schmidt, Chefe de Desenvolvimento da Investor CA Immo, acrescenta: “O nosso objectivo é ter a certificação DGNB Gold neste projecto. O design da fachada é realmente muito eficiente em termos de energia e, juntamente com um conceito técnico inteligente que, entre outras coisas, inclui a recuperação de energia do calor, produz uma solução energética eficaz que nega a ideia comum de que edifícios de vidro são severos consumidores de energia".

Outro desafio foi a composição estrutural do vidro. Isso significava adicionar outro intercalar estrutural, que tinha de ser compatível com o intercalar PVB de absorção solar. Essa solução foi desenvolvida do zero e a aprovação nacional teve que ser encontrada durante a fase de projecto e construção. Ao adicionar esse intercalar estrutural extra, a estabilidade da borda foi aumentada e o risco de delaminação diminuído, enquanto o índice de amarelecimento era reduzido.

“Para desenhar um produto tão complexo, nós precisámos de trabalhar em equipa, exactamente o que aconteceu durante a fase de concepção, com o fornecedor de vidro, o fornecedor de PVB, o arquitecto e o consultor de fachadas, todos num trabalho conjunto”, explica Joachim Fauth.

Além de fornecer produtos de vidro revestido, a equipa da Guardian Glass envolvida no projecto providenciou também o seu conhecimento técnico.

Olivier Beier Costa, director comercial da Guardian Glass, trabalhou no projecto refere, “o maior desafio foi a combinação das duas coisas: primeiro, o design e o conceito estético do arquitecto e, em segundo, os requisitos técnicos do edifício, tendo que identificar os produtos adequados que poderiam ser usados em tal aplicação. Isto envolveu a realização de vários testes e cálculos, bem como a produção de muitas amostras”.