CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O aço de Souto Moura em Viana do Castelo

13 de fevereiro de 2015

O Centro Cultural de Viana do Castelo é um projecto da autoria do arquitecto Eduardo Souto Moura. Um equipamento que compõe a marginal e faz companhia ao edifício da Biblioteca Municipal, um projecto do arquitecto Siza Vieira. Amigos de vida e colegas de profissão, têm agora em comum - além de serem do Porto, vizinhos de atelier e de serem os dois únicos portugueses com o prémio Pritzker  – uma obra emblemática na mesma cidade e quase lado a lado. Tem ainda como vizinho um outro edifício da autoria do malogrado mestre da arquitectura também do Porto, Fernando Távora, autor do projecto urbanístico da praça.

O Centro Cultural de Viana do Castelo é um projecto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, está localizado num espaço privilegiado da frente ribeirinha e constitui a nova centralidade cultural do Alto Minho. O valor da obra ficou em 13,1 milhões de euros considerando os arranjos exteriores no valor de 1,1 milhões de euros e que contemplam novos acessos pedonais e rodoviários, uma zona relvada e arbórea, além do prolongamento, para a foz, das escadarias de acesso ao rio Lima e de um aparcamento específico para autocarros e ligeiros.

Este equipamento tem uma área de implantação e de construção de 4.425 m2, um volume de escavação de 19.000 m3, um volume de betão de 5.000 m3, utilizou 900 toneladas de aço para betão, tem uma estrutura metálica de 1.200 toneladas.

O Centro Cultural é constituído por três pisos. No piso -1 está inserido o recinto de jogo e o acesso às bancadas laterais. O piso 0 destaca-se pelo vidro utilizado, que garante a transparência entre a cidade, o rio e o interior do próprio edifício. E por último no Piso 1 encontram-se as cabines cénicas e os espaços administrativos.

Construído pela Martifer e Paínhas em consórcio, esta obra iniciada em 2008 e concluída em Julho de 2013 só foi possível com apoio de fundos comunitários, contando com o apoio e solidariedade dos dez municípios do Alto Minho.

Ficha Técnica

Autor: Eduardo Souto de Moura

Localidade: Viana do Castelo

Cliente: Câmara Municipal de Viana do Castelo

Colaboradores: Diogo Guimarães, Ricardo Rosa Santos, João Queiróz e Lima, Jana Scheibner, Luis Peixoto, Manuel Vasconcelos, Tiago Coelho

Estruturas, electricidade e mecânica: GOP

Fotografia: João Morgado, Fotografia de Arquitectura