CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Museu da Água: Entre numa nova dimensão em Lisboa

5 de junho de 2016

Já conhece o Museu da Água em Lisboa? Uma visita a este espaço e entra numa nova dimensão na capital portuguesa, num projecto do atelier P-06 do arquitecto Nuno Gusmão.

O Museu da Água - propriedade da EPAL (Empresa Portuguesa das Águas Livres), é na opinião do arquitecto, um espaço que tem como foco principal os aspectos da água numa abordagem pedagógica e científica, ao mesmo tempo que transmite alguns dos destaques da história e do legado social da EPAL (ao contrário dos museus tradicionais que apenas exploram o percurso histórico da empresa em si).

"O conceito geral para a exposição permanente está associado à ideia de um curso de água, sugerindo o fluxo e movimento de fluxo ao longo deste. Esta ideia materializa-se através do desenho das mesas expositoras personalizadas, especialmente pelas formas orgânicas das mesmas, bem como pelo esquema de cores que unifica as mesas com o pavimento", refere Nuno Gusmão no site Archdaily.

Para o tecto foi desenhada uma estrutura com um painel espelhado, cujas laterais superiores possibilitam a iluminação da sala, criando um efeito apelativo que contribui para uma leitura instantânea da sala, especialmente dos conteúdos e das formas das mesas da exposição.

Ficha Técnica:

Arquitetos - p-06 atelier

Localização - Lisboa, Portugal

Autor - Nuno Gusmão

Designer - Vanda Mota

Área - 170.0 m²

Ano do projeto - 2014

Fotografias - Fernando Guerra | FG+SG