CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

Imponente e dominante

12 de fevereiro de 2015

Quando se olha para este projecto sentimo-nos pequenos porque ele é grandioso e absorve-nos. Localiza-se em Ílhavo e trata-se da ampliação do Museu Marítimo, um projecto do atelier de arquitectura ARX Portugal dos irmãos José Mateus e Nuno Mateus. Um exemplo de como um projecto de arquitectura marca uma ideia, um conceito e uma região.

O novo edifício que se implanta a Noroeste do Museu Marítimo, no lote da antiga Escola Preparatória (limite do tecido urbano com os terrenos agrícolas, futuro território de expansão urbana), convertida em Centro de Inovação e Empreendedorismo.

Segundo a equipa de arquitectos, o edifício constitui simultaneamente um equipamento urbano autónomo que se relaciona com o espaço público, tanto com o existente como com o futuro, expresso no plano de expansão da cidade, assim como um elo de ligação entre o museu e a antiga escola, com os quais conforma um pólo de investigação do bacalhau, na sua vertente histórico-cultural, biológica-expositiva e científica.

“Na articulação destas unidades, o edifício assume-se como um núcleo centrífugo, onde a ideia de espiral estrutura a orgânica do espaço e do sentido de percurso a ele intrínseco”, lê-se na memória descritiva.

Dualidade matérica

Do ponto de vista tectónico, procurou-se soluções que concedessem ao edifício uma ideia de dualidade matérica.

Assim, o volume do piso 0, formalmente mais regular e estático, foi construído em betão armado aparente; a ele sobrepõe-se o volume do piso 1, informal, em estrutura metálica revestida a zinco grafite, sugerindo a sua pele um corpo escamado.

A oposição matérica entre os dois volumes justificou-se com necessidades estruturais de vencimento de grandes vãos e estabelece um diálogo invertido com o sistema tectónico-cromático do museu.

Um edifício que fica gravado na memória visual.

Ficha Técnica

Dono de obra: Câmara Municipal de Ílhavo

Localização: Ílhavo, Aveiro, 
Portugal

Projecto: 2013

Arquitectura: ARX PORTUGAL, Arquitectos Lda.
José Mateus
Nuno Mateus

Colaboradores: Ricardo Guerreiro,Fabio Cortês, Ana Fontes, Baptiste Fleury, Luís Marques, Sofia Raposo, Sara Nieto, Héctor Bajo2009

Estruturas: TAL PROJECTO, Projectos, Estudos e Serviços de Engenharia

Instalações e Equipamentos Eléctricos e de Telecomunicações, Segurança Integrada: AT, Serviços de Engenharia Electrotécnica e Electrónica.

Instalações e Equipamentos de Águas e Esgotos: Atelier 964

Instalações e Equipamentos Mecânicos: PEN, Projectos de Engenharia

Fotografia: FG + SG - Fotografia de Arquitectura - Fotografia: Fernando Guerra| Produção Fotográfica: Sérgio Guerra
® copyright