CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Espigueiro inspira a Casa BE

13 de fevereiro de 2015

Os espigueiros fazem parte da paisagem do Norte do país, sobretudo no Minho. As estruturas normalmente de pedra e madeira, existindo no entanto alguns inteiramente de pedra, com a função de secar o milho grosso através das fissuras laterais, e ao mesmo tempo impedir a destruição do mesmo por roedores através da elevação deste, são já um património histórico de Portugal.

Esta construção inspirou para o projecto da Casa BE em Paredes, distrito do Porto e que tem a assinatura do atelier de arquitectura Spaceworkers® dos arquitectos Henrique Marques e Rui Dinis.

“A ideia de uma arquitectura vernácula (esquecida) e da forma como ela procura formar um discurso claro entre a paisagem e as necessidades programáticas é algo que sempre admiramos. Um bom exemplo deste discurso são as estruturas de apoio à agricultura (normalmente com função de celeiros/espigueiros), que de uma forma mais ou menos aleatória iam pontuando a paisagem rural, como blocos de aparência efémera que levitavam sobre o solo. É precisamente esta ideia de ‘leveza gravítica’ que nos fascina e na qual assenta o conceito deste projecto”, lê-se na memória descritiva.

Genericamente, a proposta apresenta uma tripartição segundo os elementos vernáculos, a Base, com uma imagem de monobloco estático e megalítico, onde se encerram as funções de serviço da casa, a zona de Pilotis, identificado com os programas mais públicos da habitação, que explora a relação visual e física com o exterior, através dos enormes vãos de vidro que transmitem a ideia de leveza e fraqueza estrutural pretendidas, e por fim o Bloco geométrico que parece ‘gravitar’, onde se situam os espaços privados da habitação.

O conceito da tripartição é ainda complementado com uma escolha de materiais que procura explorar a fragilidade aparente da madeira em contraste com os blocos de pedra negra (na base) e o bloco de betão (no piso superior).

Ficha Técnica

Ano – 2007/2013

Área - 800m2

Local - Paredes

Autores - Spaceworkers®

Equipa - Arquitectos principais: Henrique Marques e Rui Dinis

Arquitectos - Rui Rodrigues, Sérgio Rocha, Daniel Neto, Vasco Giesta, José Carlos,

Director financeiro - Carla Duarte - cfo

Engenharia - aspp Engenheiros, Lda

Fotografia - FG+SG