CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

Emídio Navarro: uma escola que ganhou brilho

13 de fevereiro de 2015

Com uma arquitectura de Estado Novo, a Escola Secundária Emídio Navarro, construída em 1956-1958, foi durante muitos anos a Escola Industrial e Comercial de Almada, mas nas últimas três décadas convertida em escola Secundária.

A Emídio Navarro como é conhecida foi incluída na Fase 2 do Programa de Modernização das Escolas de Ensino Secundário e como tal mereceu uma requalificação do edificado. O atelier Oficina Ideias em Linha – Arquitectura e Design, do arquitecto José Laranjeira foi o responsável pelo projecto.

Como princípio estruturante foi mantida a estrutura formal dos edifícios existentes, com a tipologia do corredor central e salas de aulas em ambas as alas (Bloco A), mantendo também as caixas de escadas existentes no centro e nos topos nascente e poente com a introdução da necessária protecção corta-fogo.

Os espaços nos edifícios existentes foram estudados tendo em conta os sistemas construtivos existentes e as respectivas modulações estruturais, bem como os necessários reforços de incremento do grau anti-sísmico.

No edifício existente (Bloco A) estão instaladas as funções de aulas, compactando e tornando clara a sua localização, permitindo uma melhor gestão dos espaços e dos tempos de aulas / recreios.

No piso 1 (entrada norte) estão instalados os serviços de secretaria e gestão da escola, bem como a biblioteca escolar e espaços de contacto com a cidade.

Antigas oficinas substituídas por um novo edifício

As antigas oficinas foram substituídas por um novo edifício (Bloco C) que integra no piso térreo as oficinas de electrónica, electrotecnia e mecânica, no piso 1 todos os laboratórios e salas TIC, correspondendo às áreas com maior necessidade de espaço e maior exigência técnica. No piso 2 estão instaladas salas de trabalho dos professores e o auditório.

O edifício do ginásio foi mantido, substituindo a cantina existente no piso térreo pela área dos balneários e espaços de apoio.

O corpo do bar foi eliminado e substituído por um polidesportivo coberto, e no piso inferior a cantina, a sala de alunos e espaços de apoio aos mesmos.

Os espaços exteriores foram totalmente remodelados, nomeadamente os espaços desportivos, com a sua compactação. Foram ainda remodelados os taludes ajardinados que envolvem o perímetro da escola, e criada uma nova área arborizada.

Hoje, quem visita a Escola Secundária Emídio Navarro é como se entrasse numa escola nova mas mantendo o ar imponente de uma escola tradicional. A conjugação perfeita de dois estilos arquitectónicos.

Ficha Técnica

Cliente: Parque Escolar

Área de construção: 10.000,00 m²

Valor da obra: 12.000 000,00 €

Projecto arquitectura: Arq.º José Laranjeira (Oficina Ideias em Linha – Arquitectura e Design, Lda.)

Colaboração: arquitectos Doriana Reino, Ana Abrantes, Tiago Coelho, Est. Manuel Banazol e Est. João Pedro Louro

Projecto de arquitectura paisagista: arquitecta Marta Byrne - Marta Byrne, Lda.

Projecto de estruturas: engenheiros Eduardo Monteiro e Ricardo Pinto (PROFICO, Lda.)

Empreiteiro: Opway

Fotografias: Fernando Guerra | FG + SG Fotografia de Arquitectura e Francisco Nogueira