CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

Conhece a Floresta Branca em Monsanto?

12 de abril de 2020

O Parque Florestal de Monsanto que representa a maior área verde de Lisboa, sendo considerado o pulmão da cidade, tem agora a Floresta Branca. O projecto é da autoria de Bruno Câmara Arquitectos.

3.411 troncos de madeira, pintados a branco, fazem parte deste projecto levado a cabo pela Junta de Freguesia de Benfica para a construção de um novo espaço de apoio a todos os que visitam Monsanto, assim como a reabilitação dos espaços exteriores. 

A empresa CVZ - Construções, a quem foi adjudicada a empreitada, contratou o Gabinete Bruno Câmara para conceber o projecto de um novo restaurante/bar com espaços exteriores, incluindo vários percursos pedonais e espaços lúdicos nas zonas contíguas. Com o objectivo de desenvolver um projecto de arquitectura contemporânea e minimalista, harmoniosamente enquadrado na paisagem de Monsanto, o Gabinete Bruno Câmara Arquitectos criou o conceito de “floresta branca”, em torno do qual baseou toda a sua proposta. 

"Globalmente marcado pela cor branco, o projecto partiu da criação de percursos pedonais limitados por 3.411 troncos de madeira, pintados a branco, que, pelas suas formas curvas e orgânicas, formam áreas exteriores com diferentes funções e enquadramentos perspéticos, desde pequenos auditórios a vários espaços lúdicos. É no âmago desta “floresta branca” que surge o espaço principal de restaurante/bar, com zona interior e exterior, valorizando a espacialidade e ligação à natureza envolvente. Definido por uma estrutura de madeira, ferro e vidro, o edifício foi concebido com materiais sustentáveis e autoportantes", explica a equipa projectista na memória descritiva. 

O projecto destaca-se pelo seu branco de linhas minimalistas, "a nova construção veio conferir um toque de inovação, praticidade e elegância ao verde de Monsanto, conseguindo-se, simultaneamente, o enquadramento paisagístico desejado. O impacto foi atenuado pelos troncos brancos circundantes, pela harmonia das suas linhas curvas em sintonia com os espaços envolventes e pelos materiais utilizados".