CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carta de amor à natureza

13 de fevereiro de 2015

São jovens e projectar é o que mais gostam de fazer. Joel Esperança e Ruben Vaz são os dois arquitectos que formaram o atelier Contaminar e das suas ideias já nasceram projectos de moradias dignos de constar em qualquer publicação mundial de arquitectura. Talento aliado a modernidade e um traço arrojado são algumas das características que se destacam na arquitectura do Contaminar.

Esta moradia em Leiria é um desses exemplos. E para explicar e sentir melhor o projecto basta ler o texto escrito pela arquitecta Sara Quaresma Capitão:

“É uma carta de amor à natureza. Deixa-me apaixonar por ti. Deixa-me agarrar-te. Deixa-me ficar olhar para ti. Os teus verdes. Os teus castanhos. Projecto-me sobre ti. Um braço meu tenta tocar-te, mas o resto do corpo fica poisado. Só te quero admirar. A relação de uma obra com a sua envolvente pode ser o mais puro dos enamoramentos entre a regente lógica com a não lógica. Em Leiria II é amor à primeira vista. Na chegada, uma cobertura ajardinada aos nossos pés, um jardim suspenso que se balança sobre o verde e rampas que nos descem ao corpo que se habita. E o corpo que se habita é tão claro, tão simples e carrega o mais complexo dos exercícios: a distribuição das vivências. De um lado, o mundo onde quotidianos se cruzam. Do outro, o mundo de cada um. Ao meio, o que alimenta a natureza, a água, numa piscina interior. É savoir faire com cortiça na pele”.

FICHA TÉCNICA

Habitação unifamiliar

Leiria - 2008/2013

Tipologia - T4

Área de construção – 653m2

Projecto de arquitectura – Contaminar arquitectos,

                                           arq. Joel Esperaça, arq. Ruben Vaz, Designer. Romeu Sousa

Colaboradores – Frederico Louçano, Hugo Rainho, Margarida Carrilho, Emanuela Quinta

Fotografia – Fernando Guerra FG+SG fotografia arquitectura