CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

Arquitectura surpreendente escondida no centro de Lagos valeu o prémio A+ Awards 2021 Architizer

22 de julho de 2021

Num espaço desqualificado de uma oficina de automóveis, por trás de um muro que comporta séculos de histórias, nasce uma casa de arquitectura moderna. Com assinatura da Mário Martins Atelier, a Casa das Freiras acaba por arrecadar o A+ Awards 2021 Architizer.

O arquitecto explica que um novo edifício surge atrás de um muro francamente maciço e poderoso, com mais de um metro de espessura, que comporta em si séculos e histórias de sucessivas ocupações e que vem cumprir o papel de frente de rua, atrás do qual se vive a ancestral tranquilidade de uma casa pátio, tão presente na envolvente, fruto de uma longa ocupação mourisca.

Numa zona mais reservada, alinham-se  quatro quartos abertos para o jardim. Um pátio central constitui-se como charneira de acessos, de fonte de iluminação natural e, principalmente, como zona privilegiada para viver intensamente o espaço exterior.

"A forma encontrada para evidenciar o carácter do muro, foi através da contrastante leveza pretendida da casa, que se esconde e procura abrigo atrás da força desse elemento. Daí que, amplos envidraçados sejam a ténue fronteira do interior da casa com o pátio ajardinado, porque a casa é tudo isso. São os quatro quartos, a ampla sala com cozinha, mas também os pequenos pátios recatados e o grande pátio ajardinado, organizado em torno da piscina", explica Mário Martins.

O betão aparente reveste as poucas paredes que restam, para acentuar a sobriedade do edifício e conseguir a articulação dos revestimentos cinza, tal com a pedra natural nos pavimentos e o barramento de gesso nos tetos.

"O resto é paisagem urbana, construída por anos e anos de história, da qual esta intervenção será um mero trecho. Se conseguir adicionar-lhe algo de positivo é porque a arquitetura está a cumprir o seu papel", conclui o arquitecto.

Ficha Técnica:

Nome: Casa das Freiras

Data: 2018-2020

Localização: Lagos, Portugal

Área: 452m2

Arquitectura: Mário Martins Atelier

Fotografia: © Fernando Guerra / FG+SG

Arquitecto: Mário Martins

Equipa: André Coutinho; Mariana Franco; Rita Rocha; Sónia Fialho; José Furtado; Gonçalo Guimarães; So Yeon Lim; Thais Bressiani; Helder Lima-

Engenharia: Nuno Grave Engenharia

Arquitectura Paisagista: F|C Arquitectura Paisagista 

Construtora: Marques Antunes Engenharia