CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

A transformação de um apartamento para responder às necessidades da pandemia

20 de agosto de 2021

Um apartamento no Porto foi reabilitado pelo arquitecto Paulo Moreira, durante a pandemia de Covid-19. Esse facto fez com que se criassem adaptações durante a obra e onde estivesse presente novos hábitos domésticos. 

Designado Lar Familiar, o apartamento não tinha espaço exterior. Segundo o arquitecto, no hall, espaço de transicção entre o exterior e interior, colocou-se um pio de higienização e sapateira. A organização espacial original estava ‘virada ao contrário’: quartos voltados para a rua, a sul, e sala/cozinha voltadas para as traseiras, a norte. Inverteu-se a disposição, segundo uma lógica funcional mais adequada: sala e cozinha na frente, e quartos atrás.

"Os espaços comuns são abertos e fluídos, sendo o mobiliário quem ajuda a definir as funções. A estrutura de pilares e vigas em betão é evidenciada, e passa a fazer parte da espacialidade da obra. Um compartimento híbrido, semi-aberto, pode funcionar como escritório. Ao lado, situa-se um lavabo de serviço e lavandaria. Na zona dos quartos, cria-se uma nova hierarquia: um quarto pequeno (com um pilar desproporcional), um quarto intermédio (que pode ser suite, pois o wc tem duas portas), e uma suite principal. A suite, que ocupa o espaço da antiga sala, divide-se em três zonas: cama, closet, e wc. Uma viga de betão atravessa todo o comprimento deste quarto, conduzindo consigo a luz natural", lê-se na memória descritiva.

Paulo Moreira refere ainda que "os recursos materiais do apartamento são claros e sintéticos: piso cerâmico expressivo, condutor de aquecimento radiante; paredes brancas e texturadas;estrutura evidenciada por argamassa cimentícia; blocos de madeira de tom claro conferem pontualmente um ambiente quente e confortável".

Ficha Técnica:

Nome do Projecto: Lar Familiar
Atelier de Arquitectura: Paulo Moreira architectures
Arquitecto responsável: Paulo Moreira
Website :www.paulomoreira.net
Localização: Porto, Portugal
Ano de conclusão da obra: 2020
Área total construída (m2): 120
Fotógrafo: Ivo Tavares Studio
Website : www.ivotavares.net