CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

A grandeza e imponência da Ferrari

13 de fevereiro de 2015

Quem vê um Ferrari não fica indiferente. É um automóvel único e diferenciador e quando passa na estrada, dificilmente não se olha uma segunda vez. O vermelho é a cor de eleição desta marca de luxo, só acessível a alguns.

Quem não conhece o famoso símbolo de um cavalo negro empinado num fundo amarelo, sempre com as letras S F de Scuderia Ferrari?

Ferrari é mais conhecido fabricante italiano de automóveis (tanto de competição, como desportivos/passeio) de alto desempenho, fundado por Enzo Ferrari em 1929. A empresa começou sua produção independente em 1946, mais tarde passou a Ferrari S.p.A., e desde 1969, quando foi vendida, faz parte do grupo FIAT. A empresa está sediada em Maranello, próximo à Módena, Itália.

Ferrari World

Para os amantes deste carro e da marca surgiu a Ferrari World, um parque de diversões temático dedicado à Ferrari. Está localizado na Yas Island, anexo ao Yas Marina Circuit, no emirado de Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos. Ocupa uma área de 200.000 metros quadrados, 86 mil deles cobertos, tratando-se por isso no maior parque coberto do mundo. Entre suas atracções é a Fórmula Rossa, a montanha-russa mais rápida do mundo.

O telhado do edifício é coroado com o logotipo da Ferrari. Com uma medição de 65 metros de comprimento por 48,5 metros de largura, é o maior logotipo da Ferrari jamais criado. Para suportar o telhado foram utilizadas 12.370 toneladas de aço.

O centro é caracterizado por um funil de vidro de 100 metros de diâmetro, sobre o qual é a atracção Força-G. O início da obra começou em Novembro de 2008 e foi concluída em menos de dois anos. O investimento total foi de cerca de 700 milhões de euros. O Ferrari World abriu as portas em Novembro de 2010.

Celebração multi-sensorial de um projecto ícone

Para o atelier de arquitectura do masterplan e do projecto arquitectónico Benoy, o Parque Temático da Ferrari é “uma experiência de marca emocionante como nenhuma outra, uma celebração multi-sensorial de um projecto ícone”.

A localização do Ferrari World Abu Dhabi, a escala e efeitos combinam-se para apresentar enormes desafios arquitectónicos. Em resposta Benoy encontrou uma solução de design revolucionário.

Edifício inspirado na curva de chassis GT da Ferrari

A visão da Benoy foi criar um edifício que reflectisse a forma sinuosa altamente reconhecível da Ferrari, inspirada directamente pelo duplo clássico perfil da curva de chassis GT da Ferrari.

O telhado da pele de metal é altamente isolados e fachadas principais utilizam vidro eficiente para reduzir cargas térmicas e brilho.

Ficha Técnica:

Arquitectura e Masterplan: Benoy

Projecto de engenharia estrutural: Ramboll

Sector: Lazer

Cliente: Aldar Properties PJSC

Investimento: 700 milhões de euros