CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

A casa sustentável de um campeão de Surf

17 de fevereiro de 2015

A casa “U” localizada na Ericeira, uma recente Reserva Mundial de Surf, foi desenhada para José Gregório tricampeão nacional de Surf, a sua mulher e duas filhas e projectada pelo arquitecto Jorge Graça Costa. Segundo arquitecto este projecto nasceu pelo interesse mútuo em sustentabilidade permitindo desenvolver uma interessante peça de arquitectura, evitando utilizar meramente tecnologias verdes supérfluas.

A junção de ideias acabou por dar vida a uma casa com uma área de 300 metros quadrados ocupando um grande lote no topo de uma colina rodeado por uma densa mancha de árvores e com vista sobre a Baia de São Lourenço. Um projecto que ganhou a medalha de Prata nos Prémios Gava Awards nos Estados Unidos da América.

“O projecto da casa surge da inevitabilidade de protecção dos ventos dominantes. O vento norte predominante no verão e o vento sul dominante no inverno carregando as tempestades do mar. A ideia central de projecto baseou-se na reinterpretação das antigas casas-pátio do Mediterrâneo, criando um pátio sentado num platô abraçada por dois longos braços interligados por um terceiro corpo, nunca ignorando as vistas fabulosas para Poente”, explica o arquitecto.

A casa em “U” permite formar um pátio interior

A edificação proposta desenvolve-se num único piso e é constituída por três blocos interligados configurando um “U” formando no seu interior um pátio. O edifício é tipologicamente estruturado numa base tradicional em que os três corpos apresentam utilizações diferenciadas. A zona social situa-se no corpo Sul, o corpo Norte contêm a zona privada, no corpo Nascente está localizada a zona de apoio. A articulação dos corpos propostos resultou da intenção de criar um pátio interior como que formando um claustro com a piscina a poente, demarcado o limite do mesmo. O pátio resultante da volumetria permite criar um microclima de modo a amenizar o clima local. A piscina promoverá no Verão um efeito refrescante através do arrefecimento evaporativo.

Aproveitando o considerável desnível apresentado pelo terreno foi ainda introduzida uma zona de cave localizada por baixo do corpo Norte onde se situam duas zonas não habitáveis distintas, uma zona de estacionamento e uma zona que irá funcionar como zona de arrumos e simultaneamente como área técnica contendo o equipamento para o aproveitamento das águas pluviais e funcionamento dos aparelhos de energias renováveis.

A utilização de energias renováveis e estratégias bioclimáticas

A arquitectura do edifício incorpora estratégias passivas de aquecimento e arrefecimento funcionando em conjunto com soluções a nível de fontes de energias renováveis de modo a incorporar uma estratégia da utilização racional da energia. Recorrendo a estratégias Bioclimáticas e a soluções passivas de aquecimento e arrefecimento é possível promover o conforto térmico dos utilizadores com o mínimo de input energético. Utilizou-se a cortiça como material preferencial de isolamento.

O sucesso do desenho da casa, a sua funcionalidade e sustentabilidade é aumentada pela sua habitabilidade, conforto extremo e uma economia considerável no consumo de água e energia.

Ficha Técnica:

Cliente: José Gregório

Localização: Ericeira; Portugal

Área do terreno: 5.000.00 ms

Área da casa: 300.00 m2 + 90.00 m2 (Cave – adega e estacionamento)

Arquitectura: Jorge Graça Costa, Arquitecto

Colaboração: Rui Rodrigues, Rafaella Gradvohl

Energias Renováveis: Natural-Works, Guilherme Carilho da Graça Eng.

Engenharia: ACR Engenharia

Fotografias: Fernando Guerra, FG + SG – Fotografia de Arquitectura