CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Entrevistas

 

Tektónica 2014 cresce 10%

11 de fevereiro de 2015

Jorge Oliveira director de área de Feiras da FIL, em entrevista ao Diário Imobiliário revela que a Tektónica 2014, a maior feira do país do sector da construção que decorre entre os dias 6 e 10 de Maio, na Feira Internacional de Lisboa (FIL) vai receber mais de 350 empresas expositoras, o que corresponde a um crescimento de 10% em relação a 2013.

Que novidades se apresentam este ano na Tektónica?

Tektónica continua a ser a maior feira portuguesa para o sector da construção e em 2014 volta a crescer. A Tektónica 2014 abre um novo ciclo a acompanhar os sinais de crescimento da economia portuguesa que começaram a ter valores consistentes desde meados de 2013. Embora ainda não possamos falar numa retoma acentuada, são bons sinais que permitem que a Tektónica 2014 tenha mais expositores em relação à edição do ano passado e uma correspondente maior variedade de oferta no domínio dos materiais de construção. Sentimos também que este novo ciclo de aumento nos negócios do mercado da construção permite que as empresas aumentem o seu investimento na inovação, na sua capacidade exportadora e promoção dos nossos produtos e serviços.

Esperamos assim uma Tektónica mais forte, com um maior número de expositores e um grande número de compradores internacionais com grande destaque para os países da CPLP, os países árabes e outras economias emergentes como a Colômbia por exemplo.

A mostra “Portugal Constrói Uma Identidade” vai ser um dos ex-libris da Tektónica 2014, onde as melhores empresas portuguesas com especial destaque para a nossa indústria, apresentam os seu produtos e soluções, que originam os seus negócios em Portugal ou no mercado externo.

Os Prémios – “Tektónica Portugal Constrói Uma Identidade” 2014 vão também distinguir a arquitectura, a engenharia e as empresas portuguesas de construção que mais se tem destacado.

Outra das novidades este ano é a realização em simultâneo do BrickoGarden, salão onde o consumidor final pode interagir com soluções para a sua casa, o seu jardim, as suas pequenas obras de bricolage e jardinagem. Este é um segmento de mercado que tem apresentado excelentes índices de crescimento.

Numa altura em que se regista uma ligeira recuperação do imobiliário esse factor tem tido repercussões para esta edição da feira?

Felizmente parece começar a criar-se um consenso em que 2013 foi o final de um período muito difícil, e, que em 2014 estamos todos a trabalhar com maior motivação, e começando já a obter melhores resultados. A continuação do aumento das exportações, o crescimento do mercado de reabilitação urbana em Portugal, o ressurgimento de investidores dispostos a apostar em Portugal, levam-nos a concluir que os próximos tempos são tempos de crescimento, são tempos de um novo perfil de negócios, que também vão exigir novas características nas nossas empresas e nos nossos profissionais. O fortalecimento das acções de formação, o investimento na investigação e desenvolvimento, bem como uma particular atenção aos planos de promoção quer em Portugal quer no exterior, são factores fundamentais para a competitividade do nosso sector de construção e obras públicas.

Que segmentos estão mais dinâmicos este ano?

O mercado da construção está de uma forma geral a apresentar resultados animadores podendo destacar algumas áreas onde esse crescimento tem sido evidente. Os produtos desenvolvidos para os projectos de reabilitação urbana, a construção modular, as soluções para melhorar a eficiência energética dos edifícios, os produtos para projectos executados pelo consumidor final nas suas obras de remodelação (presentes no BrickoGarden), são algumas das áreas com grande potencial de crescimento e fortemente representadas na Tektónica 2014.

Quantas empresas irão estar presentes?

Tektónica vai receber mais de 350 empresas expositoras representando um aumento de cerca de 10% em relação a 2013. Este aumento previsto de expositores para este ano, faz com que os visitantes tenham uma maior variedade de oferta e é demonstrativo da vitalidade do sector da construção e obras públicas em Portugal.

Que acções estão previstas?

Tektónica tem actividades próprias para realçar os valores que promovem a competitividade das empresas e consequentemente contribui para a recuperação do sector da construção e do imobiliário que já é uma realidade. A Academia Tektónica, o programa de hosted buyers, as acções de internacionalização, as actividades no âmbito da Coligação para o Crescimento Verde, os workshops temáticos e a mostra “Portugal Constrói Uma Identidade”, são exemplos concretos de acções que nos vão ajudar a tornar mais fortes.