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Portugueses com dificuldade em pagar condomínio

11 de fevereiro de 2015

Ser proprietário de uma casa não é apenas dos metros quadrados do interior da casa mas também dos espaços comuns de todo o prédio. Cabe a todos os proprietários de qualquer edifício de habitação, serviços, escritórios ou de qualquer outro imóvel onde compartilhem a propriedade, de zelarem pela manutenção, conservação e limpeza desses espaços assim como a estrutura dos edifícios em caso de degradação e reparação.

Por isso é habitual e obrigatório existir uma despesa mensal ou anual para repartir entre todos os proprietários para cobrir esses gastos comuns.

Mas nem sempre essa participação é pacífica e sobretudo num momento de crise e é aqui que muitas famílias cortem nas despesas. Para perceber como os portugueses estão a lidar com esta situação o Diário Imobiliário falou com Paulo Antunes, CEO LDC – Loja do Condomínio onde revelou que nos últimos dois anos, existiu um agravamento dos valores em dívida na casa dos 2%.

Com a actual crise a gestão de condomínios tornou-se uma tarefa mais difícil. Existem números sobre o incumprimento de pagamentos de condomínio?

A cobrança de quotas de condomínio, tem efetivamente vindo a tornar-se uma tarefa cada vez mais difícil, principalmente quando de tratam de quotas extra, para fazer face a imprevistos.

Os números do incumprimento são algo que monitorizamos de forma exaustiva a cada mês. Nos últimos dois anos, tivemos um agravamento dos valores em dívida na casa dos 2%. Se é verdade que este número não é alarmante, tal deve-se a um aumento muito significativo do nosso esforço de cobrança, principalmente na fase de pré-contencioso.

Como se pode gerir esse problema?

O principal é tentar evitá-lo, quando ele surge existem dois níveis de atuação, o pré-contencioso, onde se tenta chegar ao pagamento, ou a um acordo de pagamento. Se esta fase não resultar deve-se quanto antes enveredar pela via judicial, pois só assim se pode garantir o funcionamento do condomínio.

Nesta questão, que pode parecer um pouco dura, é preciso ter em linha de conta que o condomínio tem uma relevância muito significativa, na manutenção do valor das suas casas. Com a oferta imobiliária que temos hoje em dia, dificilmente se vende uma fracção num condomínio degradado, e a manutenção do condomínio é uma responsabilidade de todos.

O que a LDC – Loja do Condomínio vem ajudar nesta matéria?

É do senso comum que a maioria das famílias enfrenta hoje orçamentos familiares mais restritivos, e o condomínio é uma rubrica desse orçamento, que concorre com tantas outras despesas. A Loja do Condomínio vem ajudar desde logo na otimização do orçamento, que custos estão a mais e ou que custos estão subavaliados, trazendo logo uma transparência total ao nível do que se paga e para quê. Aqui temos desde logo uma intervenção muito activa, na negociação com fornecedores e na optimização dos serviços, tendo em conta as reais necessidades do condomínio e dos condóminos.

O que traz de novo ao mercado?

Loja do Condomínio apresenta ao mercado, desde logo uma grande transparência de actuação, onde pretendemos passar uma mensagem clara e objectiva, não só enquanto profissionais de administração de condomínios, que conhecemos bem as necessidades dos condomínios e a forma das gerir, mas também numa informação permanente aos condóminos sobre a real situação do seu condomínio. Para além da nossa rede de lojas, onde operam mais de 800 profissionais, todos os nossos condóminos podem acompanhar através dum smartphone, ou via web, toda a informação do seu condomínio.

A Loja do Condomínio, para além da sua rede de loja e profissionais qualificados, trás ao mercado duma forma muito objectiva um conjunto de soluções que se adaptam às necessidades de cada condomínio, desde os condomínios de habitação social, aos condomínios de luxo. Integrando na sua oferta serviços não só de administração, como também de limpeza e manutenção, soluções de seguros exclusivas da rede LDC, formas de pagamento de quotas descentralizadas, e um conjunto de benefícios exclusivos para os nossos condóminos, como seja por exemplo o Cartão de Saúde Club LDC, gratuito.

Que soluções apresenta?

Loja do Condomínio apresenta soluções desde a administração, a soluções integradas de serviços, como a limpeza e a manutenção. Soluções sempre suportadas por um conjunto de facilitadores, como por exemplo as formas de pagamento de quotas disponíveis nos CTT, agentes PayShop, Multibanco e Débito em Conta. Um vastíssimo conjunto de parcerias que permitem não só reduzir os custos com fornecedores do condomínio, como é o caso dos elevadores, mas também apoiar os condóminos no seu dia-a-dia como o serviço LDC 24, que garante serviços de assistência ao lar 24h por dia, 365 dias por ano.

As nossas soluções visam sempre a qualidade de serviço e conforto para todos os que vivem em condomínio, ao mais baixo custo.