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O imobiliário é sempre uma forma segura de investimento

17 de agosto de 2020

Do Alojamento Local saltou para a mediação imobiliária, num momento em que o sector necessitou de mudar de estratégia. João Boulou Vieira, CEO do Grupo Homing, acredita que a normalização chegue após a pandemia estar controlada.

A Homing que actua na gestão de Alojamento Local (short term rental) diversificou a sua oferta e lançou a Homing Real Estate para a qual já dispõe de licença, bem como o novo serviço de Facility Care.

Para apresentar a diversificação da sua oferta, a empresa reformulou o naming e reagrupou as três marcas – Homing Short Term Rental, Homing Real Estate e Facility Care – sob a umbrela Homing Group

Ao Diário Imobiliário, o responsável garante que o mercado imobiliário é sempre um investimento seguro.

Depois do Alojamento Local porquê a aposta na mediação imobiliária?

A Homing Short Term Rental continuará a ter como foco a gestão do AL. Por outro lado, já fazíamos consultoria imobiliária pelo que o passo seguinte surgiu naturalmente.

A Homing tinha no seu plano estratégico de negócio avançar com o segmento do imobiliário em 2020, faltava apenas definir o timing e, de certa forma, a pandemia permitiu organizar e definir os passos e processos para avançar e daí optámos por intervir nesta área através do crescimento orgânico com a Homing Real Estate.

O que espera do mercado neste momento?

Esperamos que o imobiliário, após uma ligeira descida, se mantenha e acreditamos que a normalização chegue ao sector após a pandemia estar controlada.

Vivemos tempos de alguma incerteza e naturalmente a pandemia destabilizou o mercado. Devido à pandemia os preços sofreram uma redução, mas se não existir uma segunda vaga prevemos que até ao final do ano os valores normalizem.

Consideramos o imobiliário uma forma segura de investimento. O panorama actual permitiu aumentar os recursos humanos de forma exponencial e obviamente que há sectores que são prejudicados e outros beneficiados, como em qualquer sector.

A que segmento é dirigido?

Temos e continuamos a procurar angariar uma gama variada de imóveis, e é para isso que nos encontramos a trabalhar de momento. A criação de um bom portefólio fundamental que seja dirigido que a não residentes como a residentes em Portugal, estrangeiros e portugueses.

Que inovação pretende trazer para o mercado?

A Homing procurou a diferenciação no Short Term Rental com as lojas físicas em Lisboa e Porto. Consideramos relevante a proximidade com o cliente, como sinónimo de confiança e credibilidade. O contexto digital é extremamente importante, não só por automatizar os processos internos, mas também os processos com o cliente. Daí o website e plataforma da Homing Real Estate que tem que estar concertado com a criação de estratégias de marketing que nos permitam diferenciar e conferir valor ao produto e ao cliente.

Queremos ainda avançar com parcerias com agências imobiliárias que actuem em segmentos em que não estamos a actuar. No AL alargamos a nossa oferta com parcerias internacionais e queremos tirar partido dessa experiência.

A forte conexão com o mercado estrangeiro e o grande conhecimento de rentabilização de imoveis.

Como vê o futuro do mercado imobiliário?

Prevemos o crescimento em certos sectores de mercado, como as propriedades com zonas exteriores, ou seja, com varanda, terraço, jardim e piscina. Para além disso, prevemos uma crescente procura a nível internacional tendo em conta a boa prestação a nível nacional com a pandemia juntamente com a fraca prestação de outros países. Temos também em conta o facto de Portugal ter sido considerado o 3º país mais seguro do mundo, o que impulsionou o mercado aos olhos dos investidores.