CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Entrevistas

 

 

Mais de 40.000 visitantes no SIL 2013

11 de fevereiro de 2015

São esperados mais de 40.000 visitantes no Salão Imobiliário de Portugal (SIL) 2013 que se realiza de 9 a 13 de Outubro na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. Trata-se do maior evento de imobiliário do país e nem as dificuldades que o sector atravessa faz esmorecer a equipa que anualmente trabalha para realizar o Salão.

Sandra Fragoso, gestora do SIL, em entrevista ao Diário Imobiliário, explica porque este ano é mais importante do que nunca a realização da maior feira de imobiliário de Portugal.

Numa altura de crise para o sector imobiliário o que se espera para o Salão Imobiliário de Portugal (SIL) 2013?

O SIL é o evento nacional de referência para o sector imobiliário, reunindo investidores nacionais e internacionais, empresários, técnicos, organismos públicos e consumidor final, assumindo-se como uma plataforma dinamizadora de negócios no plano nacional e internacional. Assim sendo, o SIL é sempre uma mais-valia para o sector imobiliário e em especial para todas as empresas que participam no evento porque poderão realizar negócios apresentando o seu portfólio de imóveis, produtos e soluções.

Esta edição, através da Exposição, das Conferências e de outras actividades complementares, dará especial enfoque às soluções de reabilitação urbana e ao arrendamento como factores de fortalecimento do sector Imobiliário e da Construção em Portugal.

Numa perspectiva de internacionalização, destacamos a ligação com os países da CPLP e ainda com a China, tendo como objectivo principal reforçar a captação de investimento estrangeiro e internacionalizar o sector imobiliário, junto destas economias em grande crescimento. De referir, igualmente, a reunião dos representantes dos países membros da CIMLOP - Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa que irá decorrer no âmbito do SIL.

A adesão do sector ao SIL tem sido positiva?

Como habitualmente, contamos com a presença das empresas líderes no mercado nacional, facto com o qual nos congratulamos. O nosso esforço no sentido de corresponder aos desafios actuais consubstancia-se em dois pilares, a reabilitação e o arrendamento a nível nacional e a internacionalização do sector, sentindo-se que as empresas valorizam esta estratégia que corresponde às suas expectativas e está de acordo com as suas prioridades. Assim, acreditamos que o SIL será mais uma vez um ponto de encontro do sector e acima de tudo um espelho da melhor oferta nacional, potenciador do crescimento do sector a nível nacional e internacional.

A internacionalização tem sido uma forte aposta do SIL. Como tem corrido esta divulgação do imobiliário português além-fronteiras?

SIL tem vindo a apoiar a internacionalização do sector Imobiliário desde 2010, levando as empresas nacionais a mercados tão diversos como Angola, Moçambique, França, Reino Unido estando neste momento já em preparação as acções na China e no Luxemburgo, a realizar ainda em 2013, e no Brasil no próximo ano. As nossas empresas mostraram-se francamente satisfeitas com os resultados obtidos nestas acções de internacionalização da Fundação AIP.

SIL será o ponto de ligação entre os Países da CPLP e o Oriente.

Assim sendo, e após o trabalho que temos realizado, as nossas expectativas de adesão de investidores estrangeiros ao SIL são bastante positivas, pois estamos convictos que o evento contribuirá para incrementar o investimento estrangeiro em Portugal (como comprova o sucesso do projecto “Golden Visa”).

Estão agendadas visitas de profissionais do sector imobiliário dos países da CPLP - Angola, Moçambique, Brasil, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe e Timor Leste e da China, Reino Unido e França. De salientar que na exposição, encontraremos todos estes países representados nos “Espaço Meeting Point CPLP”. Pela 1ª vez a China estará representada no SIL, salientando-se a excelente relação da AIP – Feiras, Congressos e Eventos com a Câmara de Comércio e Indústria Luso – Chinesa e com o IPIM – Instituto da Promoção do Comércio e Investimento de Macau.

O SIL 2013 reflecte assim a estratégia de internacionalização do evento, que passa por levar as empresas portuguesas aos mercados internacionais altamente promissores e em captar o interesse dos investidores internacionais, promovendo a sua visita ao salão.

Quais as novidades no SIL 2013?

A Bolsa de Arrendamento e os Leilões mantêm-se como factores dinamizadores do evento, captando sobretudo o interesse do público. Estarão disponíveis imóveis para compra e para arrendamento, de Norte a Sul do País, com oferta diversificada e preços bastante competitivos.

Este ano temos acções muito concretas no âmbito da “Semana do Investimento e da Reabilitação Urbana”, na qual levaremos os investidores estrangeiros a visitar projectos reabilitados bem como a projectos por reabilitar. Nesta actividade contamos com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana.

Os leilões realizar-se-ão no fim-de-semana, a partir das 15H, e são organizados pela Caixa Geral de Depósitos patrocinadora oficial do SIL.

Uma das novidades do SIL 2013 é a realização de uma hasta pública, organizada pela Direcção Geral do Tesouro e Finanças, que decorrerá no Domingo pelas 17H.

Quais outras actividades vão marcar presença?

Na edição deste ano, destacamos a realização da Conferência “Semana do Imobiliário, Investimento e Reabilitação Urbana” no dia 9 de Outubro, assim como da Conferência subordinada ao tema “O papel preponderante da CPLP no panorama imobiliário internacional e a ligação com o Oriente” no dia 11 de Outubro.

Os Prémios SIL do Imobiliário são sempre um momento alto do sector, na medida em que evidencia a excelência no sector imobiliário. A cerimónia de entrega de Prémios SIL 2013, terá lugar no 1º dia do evento, 9 de Outubro, passando os projectos vencedores a estar em exposição no SIL até dia 13 inclusive. Para além dos prémios iremos ainda atribuir duas distinções – Distinção Personalidade SIL 2013 e a Distinção Excelência. Acresce ainda outra novidade – pela 1ª vez será atribuído o Prémio Carreira Arquitecto SIL 2013.

Face ao sucesso da 1ª edição, e com o apoio da CIMLOP, iremos novamente dar oportunidades às nossas empresas de ter encontros B2B através do Speed Networking.

Como já referi anteriormente outra novidade desta edição é a visita com os investidores estrangeiros a projectos reabilitados e outros por reabilitar.

Ainda no decorrer do SIL iremos assistir à tomada de posse Orgãos Sociais da CIMLOP, na qual Luís Lima, Presidente da Comissão Organizadora do SIL, assume de novo a sua presidência.

SIL proporciona ainda às empresas presentes a utilização do Auditório “Apresentações Comerciais” para poderem apresentar os seus imóveis, produtos e soluções.

Importa também referir que o SIL se insere num vasto conjunto de eventos a realizar em simultâneo na FIL, nomeadamente, a Intercasa Concept, o Lisboa Design Show, a Autocasião Premium e o Vintage Festival, que contribuem para o sucesso do SIL e para o qual esperamos mais de 40.000 visitantes.