CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Entrevistas

 

Crescimento de 36% das empresas presentes no SIL

11 de fevereiro de 2015

O Salão Imobiliário de Portugal (SIL) abre portas na próxima 4ª feiras, dia 8 de Outubro, na FIL, no Parque das Nações e para este ano estima crescer 30%, contando para isso com a presença de 130 empresas, a visita 40.000 pessoas e mais de 50 convidados internacionais. Em 2014, segundo estimativa da APEMIP, esperam-se investimentos de montante superior 1,5 mil milhões de euros.

Além de se realizar em simultâneo com a Intercasa, Lisboa Design Show e o Vintage Festival, o SIL2014 pretende entrar numa nova fase de crescimento. Para tal, aposta no arrendamento, na reabilitação urbana, na internacionalização, construção sustentável e eficiência energética e nos serviços (criação de um novo sector, onde deverão estar todas as empresas que prestam serviços ao sector imobiliário, tais como Sociedades de Advogados, Notários, Empresas de Condomínio, Empresas de Limpezas, Seguradoras, entre outras).

Sandra Bértolo Fragoso, Gestora do SIL, em entrevista ao Diário Imobiliário revela os objectivos para este salão e as expectativas.

Quais as novidades para este ano do SIL?

Para além da forte aposta na internacionalização, com a presença de investidores franceses, chineses, e de todos os países da CPLP, bem como a organização do Dia Portugal/China e do Dia Portugal/França, criámos o Espaço “International Meeting Point” local de reuniões e entrevistas onde insvestidores estrangeiros e expositores se irão encontrar.

Temos ainda novidades no âmbito dos Prémios SIL do Imobiliário, os mais prestigiados do sector em Portugal, que continuam a premiar a excelência do Imobiliário. Este ano destacamos, a criação de várias novas categorias na área da Reabilitação Urbana, e Carreira Engenheiro e Arquitecto. O prémio Personalidade é sempre uma distinção aguardada com expetativa pelos profissionais do setor.

Destaque também para as duas grandes conferências, a de dia 8, subordinada ao tema “Reabilitação urbana em Portugal Oportunidades de Internacionalização, e o Seminário Nacional da APEMIP, no dia 10. Vários workshops e apresentações técnicas e comerciais vão decorrer no Auditório Real Estate durante o evento.

Como tem sido a adesão?

A adesão das empresas expositoras teve um crescimento de 36%, sendo o SIL o espelho da recuperação do sector imobiliário, ultrapassando assim as nossas expectativas, este ano teremos empresas provenientes de Angola, Brasil, China, EUA, França, Holanda, Moçambique, Chipre e Portugal.

Como está a reagir o mercado imobiliário e que evolução se verificou nos últimos no SIL?

O mercado imobiliário encontra-se numa fase de ascendência, especialmente desde o último trimestre do ano passado. A verdade é que o mercado imobiliário português tem verificado uma dinâmica muito interessante, muito por via dos investidores que chegam ao nosso pais através de programas como os vistos gold  ou pelo regime fiscal para residentes não habituais, que, apesar de atinguirem diferentes tipos de público, acabam por cruzar-se criando uma contaminação positiva do mercado português. Os mercados chinês e francês tem sido dois dos que mais tem investido no nosso país, por entenderem, e bem, que o nosso imobiliário é um investimento seguro e rentável, sendo também por isso que a estratégia de internacionalização do SIL passa este ano por uma forte aposta na captação de investimento nestes mercados.

Quais as expectativas para este ano?

O resultado alcançado ultrapassou as nossas expectativas, temos um salão com mais empresas, mais imóveis e serviços, temos um sector mais optimista, movido em parte pelo investimento estrangeiro, estimulado por programas como a Autorização de Residência para Investimento (Golden Visa), pelo Regime Fiscal para Residentes não Habituais, e ainda por os nossos activos imobiliários serem seguros e credíveis, transmitindo assim confiança aos investidores.