CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Entrevistas

 

Colômbia quer portugueses para projectos de 84 milhões dólares

12 de agosto de 2016

O plano de investimento que o governo Colombiano pretende fazer no sector da construção civil e obras públicas envolve um valor de 84 mil milhões de dólares e as empresas portuguesas podem ajudar. Trata-se da 2ª economia com maiores taxas de crescimento na América Latina, o terceiro país mais populoso e com a maior subida de posição no Ranking Doing Business de 2007 – 2016.

Neste momento, há já mais de 500 empresas portuguesas a exportar para a Colômbia. Mas pretende-se estreitar essa ligação, Portugal representado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso Colombiana (CCILC), é o país convidado da Expo Camacol, uma das mais importantes feiras do sector da construção da América Latina, que se realiza de 24 a 27 de Agosto em Medellín. Presentes vão estar cerca de 30 empresários portugueses.

Rosário Marques, presidente executiva da Câmara de Comércio e Indústria Luso Colombiana, em entrevista ao Diário Imobiliário revela que para além do sector da construção, o sector das TIC e Turismo, entre outros  são igualmente boas oportunidades de aposta.

Quais as mais-valias e os benefícios das empresas ao investirem na Colômbia?

As empresas portuguesas poderão acompanhar o crescimento do mercado interno e utilizar a Colômbia como plataforma para a exportação, beneficiando dos acordos internacionais.

O acentuado crescimento do consumo interno impulsionado por uma população maioritariamente jovem e pelo aumento significativo da classe média geram oportunidades de negócios interessantes.

A Colômbia é um mercado com enormes oportunidades de negócio e que se está a tornar, cada vez mais, um mercado preferencial para as empresas portuguesas.

Neste momento, há já mais de 500 empresas portuguesas a exportar para a Colômbia.

A dimensão do mercado, a sua localização geográfica privilegiada, com acesso aos oceanos Atlântico e Pacífico, e os Tratados de Livre Comércio com acesso preferencial a mais de 1.500 milhões de habitantes são também factores de atratibilidade a considerar. É também um dos Estados associado ao Mercosul.

É a 2ª economia com maiores taxas de crescimento na América Latina, o terceiro país mais populoso e com a maior subida de posição no Ranking Doing Business de 2007 – 2016.

A Colômbia possui Convenções para Evitar a Dupla Tributação com Portugal, um Regime de Zonas Francas com localização geoestratégica e incentivos aduaneiros, tributários e locais consoante a região onde se situam.

Que tipo de projectos podem interessar às empresas portuguesas?

Existem oportunidades para todos os sectores portugueses na Colômbia. No entanto, destacamos as oportunidades existentes no sector da construção e materiais de construção, derivado do aumento do consumo e consequente crescimento habitacional e urbanístico.

É também importante referir o plano de investimento que o governo Colombiano pretende fazer no sector da construção civil e obras públicas de cerca de 84 mil milhões de dólares.

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colombiana tem vindo a trabalhar uma estratégia de reconhecimento de Portugal e da qualidade dos produtos e serviço portugueses, potenciando oportunidades.

Neste contexto, Portugal, representado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colombiana, será o país convidado de uma das mais importantes Feiras da América Latina do sector da Construção, a Expo Camacol que se realiza em Medellín de 24 a 27 de Agosto de 2016.

Para além deste sector, o sector das TIC e Turismo, entre outros  são igualmente boas oportunidades de aposta.

 De que forma são apoiadas se investirem na Colômbia?

 As empresas portuguesas com interesse em investir na Colômbia receberão apoio através da nossa rede de contactos com entidades públicas, empresas colombianas associadas ou cujo perfil se adeque às necessidades em questão.

Poderão também ser apoiadas através dos nossos serviços e participarem nas nossas ações organizadas por todo o país.

 Os encontros empresariais na Colômbia, assim como outras iniciativas que temos vindo a promover, são co-financiados pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do novo quadro comunitário Portugal 2020, enquadrado no Programa COMPETE 2020 (Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização), no Sistema de Apoio a Ações Coletivas."

Quais as maiores necessidades do país e que podem ser preenchidas pelas empresas portuguesas?

 As maiores necessidades que a Colômbia apresenta e que se verificam nos números das suas importações, estão na obtenção de maquinaria, equipamentos mecânicos e elétricos, materiais de construção, calçado, entre outros.

A oferta colombiana é insuficiente para fazer face à procura, pelo que a experiência da engenharia e arquitetura portuguesa é importante e poderá ir de encontro à procura em causa.

A qualidade e atualidade dos nossos materiais podem fazer a diferença no resultado final nas obras de arquitetura, construção civil e obra públicas.

De que forma a qualidade e o know-how pode ajudar ao desenvolvimento da Colômbia?

 A Colômbia é um pais evoluído que procura posicionar-se ao mais alto nível. Para consegui-lo, tem procurado produtos de valor acrescentado com uma relação preço/qualidade competitiva o que corresponde a oferta nacional.

 O que os empresários portugueses podem esperar nesta visita?

 Uma expectativa de expansão dos negócios e abertura de novos canais para as empresas portuguesas exportadoras de bens e/ou serviços. A participação na Expo Camacol visa dar a conhecer o que de melhor se produz em Portugal e desenvolver oportunidades para a internacionalização das empresas portuguesas.

As empresas participantes apresentam uma grande variedade de produtos da fileira da construção e prestação de serviços ao sector, nomeadamente, andaimes, segurança, construção, engenharia civil, ambiente e arquitectura.

Neste momento, há já mais de 500 empresas portuguesas a exportar para a Colômbia. Pretendemos que estas visitas fomentem o crescimento deste número, assim como, obviamente, que se verifique num intercâmbio, despertando o interesse nos empresários colombianos em investir no nosso País.

 A Expo Camacol é eficaz para consolidar presenças estabelecidas e acolher novas empresas do sector da construção, sendo um importante contacto com eventuais clientes colombianos. A aposta das empresas portuguesas neste certame traduz o seu empenhamento no mercado.

 O convite feito à Câmara de Comércio Luso-Colombiana para representar Portugal na feira da construção traduz o interesse da Colômbia no reforço das relações comerciais entre os dois países.