CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Entrevistas

 

 

 

Architect Your Home: A arquitectura ao serviço de todos

18 de setembro de 2016

A Architect Your Home surgiu há quatro anos e já é um sucesso. A arquitecta Mariana Pedroso lançou um conceito inovador na altura e hoje faz cada vez mais sentido. A arquitectura não tem necessariamente de ser utilizada para quem pretende construir um projecto de raiz, nem edifícios para reabilitação. O cidadão pode recorrer aos arquitectos quando deseja pequenas obras em casa. A Architect Your Home assegura projectos à medida das necessidades de cada um e dos orçamentos disponíveis. Se não tiver orçamento suficiente para toda a casa, pode renovar apenas uma das divisões e ir realizando obras à medida da capacidade financeira. Tudo é possível na Architect Your Home.

Trata-se de um negócio que surgiu numa altura em que a arquitectura passava um momento difícil, mas a arquitecta acreditou no projecto. Pela sua iniciativa, Mariana Pedroso foi convidada para ser jurada nos Blogs do Ano - uma iniciativa do MEDIA CAPITAL, que visa premiar os melhores Blogs e bloggers nacionais, pela sua experiência e ser uma empresa representante do empreendedorismo feminino em Portugal.

Mariana Pedroso, em entrevista ao Diário Imobiliário, revela que o convite para fazer parte do júri dos Blogs do Ano na categoria Lifestyle foi um honra. 

Como vê o convite para participar como Júri para os Blogs do Ano?

O convite para fazer parte do júri dos Blogs do Ano na categoria Lifestyle foi um honra. É sempre bom sermos convidados para algo que tem tudo a ver connosco e com a qual temos contacto e trabalhamos no dia-a-dia. Vemos também este convite como reconhecimento do nosso bom trabalho, boa análise e bom gosto! É mais um desafio que nós não poderíamos de todo negar, é muito bom para levar o nosso nome e o nosso conceito a mais pessoas e mais públicos, sem nunca esquecer da parte mais importante e com maior responsabilidade para nós, sermos o mais competentes possível e justos, na escolha do Blog do Ano.

Como tem sido aceite o conceito Architect Your Home?

O conceito Architect Your Home tem sido bem aceite, com resultados excelentes em termos de projectos e obras efectuadas de acordo com as expectativas dos nossos clientes. Recebemos bastantes elogios no modo como todo o sistema está pensado e elaborado, sendo que desde o início não há dúvidas acerca de todos os passos e como vão sendo tratados e executados os vários serviços disponíveis. É um conceito novo para muitos clientes, inovador na nossa área profissional apesar de já estarmos em Portugal há quatro anos.

Quantos projectos já foram realizados?

Já foram realizados 170 projectos.

Que tipo de intervenções são realizadas?

São feitas intervenções de todo o tipo, desde apenas a fase de consultoria inicial para sugestão de ideias até ao projecto e obra chave na mão. O factor de distinção é o nosso Menu de Serviços, que permite que o cliente use os nossos serviços tanto ao quanto precisar. Neste menu é possível ver de forma detalhada e repartida todas as fases que um projecto pode passar, e analisar de forma consciente e de forma a evitar gastos desnecessários, quais as melhores soluções para cada projecto.

Qual o perfil dos clientes?

O nosso perfil de clientes são pessoas que procuram um profissional que lhe traga criatividade e resposta eficiente em várias fases de projecto diferentes. Temos uma gama de clientes de várias nacionalidades, na faixa etária 35-55 anos e na gama média-alta em termos de orçamento de obra.

Que inovações têm sido implementadas desde o início do projecto?

Temos tentado dar resposta aos mais variados desafios que enfrentados no dia a dia e às dúvidas colocadas por parte dos nossos clientes. Neste sentido, temos principalmente tentado criar relações mais estreitas com o público interessado (dar respostas rápidas, partilhar ideias e opiniões), ao fim ao cabo, estarmos sempre disponíveis. Temos um blog escrito por todos os nossos arquitectos e decoradores que tem sido muito interessante em termos de partilha de ideias e conteúdos para o público em geral. Além disso, estamos presentes em várias redes sociais, sendo que neste momento estamos no facebook, instagram ,houzz ,linkedin e homify. Por fim, lançámos este ano uma ferramenta no nosso site Architect Your Home - Estimativa de Custos - que dá a possibilidade aos nossos visitantes online testarem os custos que vão ter com as suas obras.

O que tem mudado no mercado nestes últimos anos para os arquitectos?

O mercado mudou significativamente nos últimos 10 anos, primeiramente com um período de grande decréscimo de encomendas, com a crise imobiliária e as dificuldades do sector das obras públicas. Neste momento nota-se já uma melhoria significativa no numero de novos projectos, sobretudo com a entrada em Portugal de investidores estrangeiros – dos quais recebemos inúmeros contactos e pedidos de propostas para projectos.

O facto da reabilitação urbana estar a crescer tem ajudado no negócio?

Sim, a dinâmica criada pela reabilitação urbana é um dos factores responsáveis pelo crescimento da nossa empresa.

Considera que a arquitectura estreitou relações com a sociedade?

Do nosso ponto de vista ainda existe um caminho a percorrer , sendo que no Architect Your Home somos os maiores defensores de que a comunicação entre cliente e arquitecto é o principal factor para o sucesso de um projecto.