CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Verónica Almeida desenha Parque Urbano da Cruz de Montalvão

16 de agosto de 2016

A arquitecta paisagista Verónica Ribeiro de Almeida venceu o Concurso de Concepção para a Elaboração do Projecto para o Parque Urbano da Cruz de Montalvão, em Castelo Branco.

O relatório final do Júri indica que "a proposta organiza de forma clara uma hierarquia de trajectos que emergem da grande artéria verde diagonal. Esta artéria verde faz prolongar um trajecto urbano enunciado que se torna protagonista de todo o sentido da intervenção. É sobre este eixo, com a inteligência de se fazer marcar sobre um percurso de pé posto existente, que surgem os elementos do parque".

O segundo projecto classificado foi coordenado pelo arquitecto José Adrião. Já o trabalho do atelier Baldios, coordenado pela arquitecta paisagista Catarina Raposo, alcançou o 3.º prémio.

O Júri foi composto pelo engenheiro João Carvalhinho, pela arquitecta paisagista Maria de Fátima Rebelo de Andrade, pelo engenheiro Luís Resende, pelo arquitecto João Teixeira Pires, indicados pela Câmara Municipal de Castelo Branco, e pelo arquitecto Rui Mendes, designado pela Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos. Foram também atribuídas duas menções honrosas aos trabalhos do atelier Sítio e Lugar, coordenado pela arquitecta paisagista Paula Simões, e da PROAP, coordenada pelo arquitecto paisagista João Nunes.

Entraram em concurso 19 propostas ao Concurso, promovido pela Câmara Municipal de Castelo Branco, com a assessoria da Secção Regional da Ordem dos Arquitectos, desenvolvendo-se o Parque numa área com 21 hectares dentro dos limites da cidade.