CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

Uma casa na Comporta que parece serem seis

13 de janeiro de 2021

A Comporta 10 é um projecto do atelier Fragmentos, que desenhou uma casa integrada nas dunas e nos pinheiros da tradicional aldeia portuguesa da Comporta. Composta por vários blocos unidos em perfeita harmonia.

Rodeada por um pinhal, a casa insere-se num terreno com declive suave que privilegia a relação solar e a exposição solar e relação com a paisagem a sul.

"A forma desta habitação térrea é o resultado de uma soma de volumes. A massa final é orientada a diferentes ângulos, deixando passagens semiabertas exteriores entre os vários elementos do conjunto. O projeto conta também com referências do estilo tradicional local, Comporta Style, numa ténue combinação entre o património regional e a abordagem contemporânea", explica a equipa do Fragmentos.

A memória descritiva explica que o programa materializa-se em duas partes. "O núcleo esquerdo é composto pelas áreas comuns. A zona de estar, de jantar e a cozinha são contínuas e a sensação de estar ao ar livre é realçada por grandes planos envidraçados. Na ala direita, são desenhadas cinco suítes que, num jogo de cheios e vazios, pátios e volumes, separam cada espaço individual".

No exterior, com um forte sentido de lugar em mente, a paisagem natural e as dunas de areia branca envolvem o conjunto construído.

Ficha Técnica:

Nome: Comporta 10

Atelier: Fragmentos

Área de intervenção: 386 m2

Localização: Grândola

Fotografia de Francisco Nogueira