CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
domingo, 28 de fevereiro de 2021
Arquitectura
Uma casa na Comporta que parece serem seis Comporta10 3.jpg Comporta10 2.jpg Comporta10 4.jpg Comporta10 1.jpg Uma casa na Comporta que parece serem seis

Uma casa na Comporta que parece serem seis

13 de janeiro de 2021

A Comporta 10 é um projecto do atelier Fragmentos, que desenhou uma casa integrada nas dunas e nos pinheiros da tradicional aldeia portuguesa da Comporta. Composta por vários blocos unidos em perfeita harmonia.

Rodeada por um pinhal, a casa insere-se num terreno com declive suave que privilegia a relação solar e a exposição solar e relação com a paisagem a sul.

"A forma desta habitação térrea é o resultado de uma soma de volumes. A massa final é orientada a diferentes ângulos, deixando passagens semiabertas exteriores entre os vários elementos do conjunto. O projeto conta também com referências do estilo tradicional local, Comporta Style, numa ténue combinação entre o património regional e a abordagem contemporânea", explica a equipa do Fragmentos.

A memória descritiva explica que o programa materializa-se em duas partes. "O núcleo esquerdo é composto pelas áreas comuns. A zona de estar, de jantar e a cozinha são contínuas e a sensação de estar ao ar livre é realçada por grandes planos envidraçados. Na ala direita, são desenhadas cinco suítes que, num jogo de cheios e vazios, pátios e volumes, separam cada espaço individual".

No exterior, com um forte sentido de lugar em mente, a paisagem natural e as dunas de areia branca envolvem o conjunto construído.

Ficha Técnica:

Nome: Comporta 10

Atelier: Fragmentos

Área de intervenção: 386 m2

Localização: Grândola

Fotografia de Francisco Nogueira

PUB
TURISMO
Proença-a-Nova reabilita Praia Fluvial da Aldeia Ruiva
26 de fevereiro de 2021
ARRENDAMENTO
Aprovada proposta que permite ao fisco ceder dados para validação do Apoiar Rendas
26 de fevereiro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
FIFA world Cup Qatar 2022: construção de 7 estádios já levou à morte de mais de 6.500 trabalhadores migrantes
24 de fevereiro de 2021
PUB