CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

Uma Casa de Brincar e Não Só…!”

13 de agosto de 2018

“Uma Casa de Brincar e Não Só…!”, um equipamento construído no âmbito de “O Lugar de Partilha”, foi construída por 15 jovens arquitectos e estudantes de várias partes do mundo.

O Conjunto Habitacional da Guarda, em Perafita, Matosinhos, " recebeu este um equipamento construído no âmbito de "O Lugar de Partilha", laboratório de autoconstrução organizado e produzido pela Casa da Arquitectura (CA) – Centro Português de Arquitectura.

Os jovens vieram da Austrália, México, Itália, Brasil e Portugal, para participaram neste workshop produzido pela equipa da CA com coordenação da arquitecta Carla Barros. “O Lugar de Partilha” tem curadoria de Roberto Cremascoli e contou ainda com a colaboração dos tutores-arquitectos Edison Okumura, Ivo Poças Martins e Dulcineia dos Santos.

Durante as duas últimas semanas, o grupo deu corpo a este equipamento desejado pela população, num trabalho de grande envolvimento com os residentes e as empresas que doaram todos os materiais que tornaram possível esta construção. “Uma Casa de Brincar e Não Só…!” é uma infraestrutura com quatro quartos, um deles coberto. Em três deles pode-se brincar, enquanto o quarto elemento é um espaço multiusos que poderá servir de apoio a festas, para cozinhar ou reunir os moradores do bairro.

“O resultado desta partilha entre parceiros e população na construção deste equipamento deixou a Casa da Arquitectura, e também a mim pessoalmente, muito satisfeitos. É um exemplo a seguir”, assinala o diretor-executivo da CA, Nuno Sampaio.

São parceiros da Casa da Arquitectura para este projecto a Câmara Municipal de Matosinhos através da Matosinhos Habit, a União de Freguesias - Perafita, Lavra e Stᵃ Cruz do Bispo e inúmeras Colectividades e Associações Locais, assim como a Universidade do Minho.