CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

Um dos mais prestigiados prémios de arquitectura chega a Portugal

14 de abril de 2017

Este ano, o Prémio Rafael Manzano de Nova Arquitectura Tradicional, após cinco edições em Espanha, passa a estender-se a Portugal e aos arquitectos portugueses. 

Um prémio que tem como objectivo distinguir uma obra contemporânea inspirada nos valores clássicos e tradicionais locais ou uma carreira dedicada à reabilitação do património arquitectónico e urbanístico. Este galardão conta com o apoio da Fundação Serra Henriques, sob o Alto Patrocínio do Presidente da República e o apoio à divulgação da Ordem dos Arquitectos.

Este alargamento a Portugal, concretiza o protocolo celebrado entre a organização, INTBAU (International Network for Traditional Building, Arquitecture and Urbanism), uma associação de profissionais em todo o mundo, cujo patrono é o Príncipe de Gales, e a Fundação Serra Henriques, que em Portugal já promove o Archiprix, para os finalistas dos cursos de Mestrado em Arquitectura, Urbanismo ou Arquitetura Paisagista.

Trata-se de um dos mais prestigiados prémios de Arquitectura da Península Ibérica, onde distingue em cada ano um arquitecto que se tenha destacado por uma carreira dedicada à reabilitação do património ou obra contemporânea, que dê continuidade à arquitectura ou ao urbanismo tradicionais. Dotado de 50.000 euros, para além de uma medalha comemorativa, este reconhecimento é possível graças à generosidade do fundo Richard H. Driehaus Charitable Lead Trust.

O arquitecto Rafael Manzano, que dá o nome ao prémio, tem dedicado toda a sua obra e vida profissional à preservação do património arquitectónico e urbanístico em Espanha. A extensão a Portugal mereceu o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e o apoio à divulgação da Ordem dos Arquitectos.

Arquitectos com obra em Portugal podem apresentar a sua candidatura até ao dia 28 de Abril.

Mais informações em https://www.premiorafaelmanzano.com/pt-pt/