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Terminal de Cruzeiros de Lisboa candidato ao Prémio da UE

19 de janeiro de 2019

O projecto do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, da autoria do arquitecto português João Luís Carrilho da Graça, é um dos 40 finalistas do Prémio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia Mies van der Rohe, anunciou hoje a organização.

Também o projecto do edifício do Centro Arvo Pärt, em Talin, na Estónia, liderado pela arquitecta portuguesa Alexandra Sobral, do atelier espanhol Nieto Sobejano Arquitectos, se encontra entre os finalistas (ver notícia DI).

A Comissão Europeia e a Fundação Mies van der Rohe anunciaram hoje os 40 projectos finalistas seleccionados por um júri composto por Dorte Mandrup, George Arbid, Angelika Fitz, Ștefan Ghenciulescu, Kamiel Klaasse, María Langarita e Frank McDonald.

A selecção feita pelo júri implicou a análise de um universo de 383 projectos nomeados, dos quais 17 eram portugueses.

Junto com o projecto que leva a assinatura do atelier de Carrilho da Graça estão candidatos de onta, como a praça Skanderberg, em Tirana, na Albânia, que juntou arquitectos de três países na sua autoria, ou a Casa da Música de Innsbruck, na Áustria, a Desert City, em Madrid, e o Museu de Artes de Nantes, em França.

O prémio, no valor de 60 mil euros, instituído em 1987 pela Comissão Europeia e pela Fundação Mies van der Rohe, com sede em Barcelona, é considerado um dos galardões de maior prestígio na área da arquitectura.

O prémio é bienal e distingue projectos de arquitetura construídos nos dois anos que precedem a sua atribuição. Também entrega um prémio de 20 mil euros a arquitectos no início de carreira.

O prémio toma o nome do arquitecto de origem alemã Mies van der Rohe, que dirigiu a escola Bauhaus, fundada há cem anos, na Alemanha, e que se fixou nos Estados Unidos depois da tomada do poder pelas forças nazis, na Alemanha, em 1933.

O projecto do arquitecto português Álvaro Siza Vieira para o antigo Banco Borges e Irmão, em Vila do Conde, foi o distinguido na primeira edição do prémio, em 1988.

Lusa/DI

Fotografias: Fernando Guerra - FG+SG