CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Teresa Siza conversa com Álvaro Siza na Casa da Arquitectura

17 de setembro de 2021

“A Arquitectura a olhar para o arquitecto/Teresa Siza conversa com Álvaro Siza” é o tema da conversa que acontece na Casa da Arquitectura (CA) amanhã, no âmbito do programa paralelo da exposição “Arquigrafias. Guido Guidi e Álvaro Siza”.

Uma exposição com curadoria de Paula Pinto e Joaquim Moreno, que está patente na CA até ao dia 3 de Outubro de 2021. 

Em 2019 a convidada foi Teresa Siza, filósofa, curadora de fotografia e guardiã da história fotográfica da família, a mediar uma conversa entre Guido Guidi e Álvaro Siza.

A impossibilidade de fazer regressar Guidi a Portugal com o intuito de dar continuidade às Arquigrafias, o projecto fotográfico exposto na Casa da Arquitectura, impediu o encontro que permitiria a Guido Guidi devolver a Álvaro Siza as ficções que as suas arquitecturas inventam e, em sentido inverso, ter o arquitecto a ler a transmissão do conhecimento que as coisas fixam nas imagens.

"Na ausência desta conversa entre os protagonistas, duas pequenas entrevistas em separado, registadas no documentário que Paulo Catrica realizou, permitem ter a voz de Guido Guidi e Álvaro Siza em exposição, comemorando o diálogo entre fotografia e arquitectura.

E convidamos agora Tereza Siza a conversar com Álvaro Siza sobre a presença da fotografia na história familiar que partilham, a profusão fotográfica da sua obra arquitectónica e a afinidade e/ou familiaridade que manteve com alguns desses fotógrafos e a recepção desta série fotográfica de Guido Guidi", referem Paula Pinto e Joaquim Moreno.

Entrada gratuita. Transmissão em directo através da página de Facebook da Casa da Arquitectura.