CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Souto Moura vence prémio da Academia Americana de Artes e Letras

17 de abril de 2019

O arquitecto português Eduardo Souto de Moura foi o vencedor do Prémio Memorial Arnold W. Brunner 2019, atribuído pela Academia Americana de Artes e Letras.

Um prémio que remonta a 1955 e que concede 20 mil dólares a um arquitecto de qualquer nacionalidade que tenha feito uma contribuição significativa para a arquitectura como arte.

Souto de Moura foi seleccionado entre 33 pessoas nomeadas, o arquitecto vencedor do Prémio Pritzker foi reconhecida por uma arquitectura que é descrita pela presidente do júri, Annabelle Selldorf, como "sentimento inevitável" e tendo uma "qualidade intemporal e profundamente humanista". Ele foi homenageado por um conjunto de trabalhos que inclui projectos notáveis ​​como o Estádio Municipal de Braga em Braga, Portugal (2003), a Torre Burgo em Burgo, Portugal (2007), e o Museu Paula Rego em Cascais, Portugal (2009). 

De acordo com a Archinect, entre os vencedores dos últimos anos estão Phyllis Lambert, Sheila O'Donnell e John Tuomey, Alberto Campo Baeza, Kathryn Gustafson e Francis Kéré.