CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

Roca Beijing Gallery com a assinatura de Ma Yansong

28 de maio de 2017

Já abriu o Roca Beijing Gallery juntando-se à rede internacional de Roca Galleries em todo o mundo, depois de Barcelona, Madrid, Lisboa, Londres e Shangai. O prestigiado arquiteto chinês Ma Yansong foi o responsável pelo projecto.

Trata-se do segundo Roca Gallery na China, território onde a Roca conta já com nove unidades de produção. No ano da celebração do seu centenário, a multinacional de origem familiar reforça a sua estratégia de expansão com a abertura de um novo Gallery, num dos centros nevrálgicos de um mercado com mais de 100 milhões de habitantes.

À semelhança do que acontece com os restantes Galleries, o Roca Beijing Gallery vai funcionar como ponto de encontro e espaço de diálogo aberto à comunidade, sobretudo designers, decoradores e arquitectos, provenientes dos quatro cantos do planeta. O espaço servirá simultaneamente como um inovador showroom, onde estarão presentes os diferentes produtos e colecções Roca.

Ao colaborar com o arquiteto Ma Yansong na execução deste projeto, a Roca reforça a sua estratégia de colaboração com arquitetos e designers de prestígio internacional, à semelhança do que se passou em Barcelona (OAB, Borja, Lucía e Carlos Ferrater), Madrid (Estudio de Arquitectura Lamela) Lisboa (Estudio Ferruz Decoradors), Londres (Zaha Hadid) e Shangai (Francesc Rifé Studio).

Ma Yansong foi galardoado com o prémio “Architecture League of Young Architects” e é considerado um dos 20 arquitetos mais influentes do mundo. Conhecido também pela componente social e ambiental dos seus projetos, Ma Yansong foi o primeiro arquiteto chinês a receber o famoso RIBA fellowship.

O arquitecto utilizou a produção audiovisual para criar uma segunda “pele” para o edifício, proporcionando um efeito surpresa no interior e exterior do mesmo. O arquitecto chinês utilizou também os “Rituals”, que podem ser encontrados nos diferentes galleries, e que reproduzem os diversos momentos do dia passados no espaço de banho, para projecções em tamanho real. Uma visão muito original e atraente da nossa essência e dos nossos hábitos.

Durante a inauguração, Ma Yansong afirmou a sua confiança em que “o Roca Beijing Gallery seja um espaço positivo e vivo junto da comunidade urbana, conectando as pessoas à cidade, de uma forma mais simples.”

O conceito Roca Gallery foi criado com o objectivo de manter um diálogo constante com a sociedade, sobretudo, com os profissionais com quem a Roca comparte o interesse e a ambição de fazer evoluir o setor. Cada um dos diferentes Galleries foi desenvolvido por figuras de relevo do mundo da arquitectura e do design internacional, que permitiram que cada um dos espaços tivesse uma personalidade própria, adaptando-se simultaneamente à realidade e às necessidades dos diferentes mercados.