CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

Requalificação do Mercado Municipal de Oliveira de Azeméis já tem projecto de arquitectura

2 de julho de 2020

A requalificação do Mercado Municipal de Oliveira de Azeméis está em marcha, estando definitivamente escolhido o projecto arquitectónico, da autoria dos arquitectos Carlos Castanheira e Clara Bastai, revelou hoje aquela autarquia do distrito de Aveiro.

A proposta em causa foi seleccionada entre as três que se candidataram ao concurso público lançado pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e prevê também a concepção de uma estação multimodal de transportes junto ao recinto comercial.

Segundo a autarquia liderada pelo PS, a empreitada integra "a estratégia municipal de regeneração urbana da cidade e de requalificação de equipamentos públicos", tendo sido escolhida uma "equipa de renome mundial" para materializar o projecto - afirma a edilidade.

A Câmara acredita que a recuperação do Mercado "potenciará o centro da cidade, fomentando a funcionalidade e versatilidade desse equipamento", transformando-o "num espaço moderno e atractivo para comerciantes e consumidores", com espaços de restauração e estacionamento próprio.

Especificamente quanto à estação multimodal de transportes, prevê "um sistema de ‘Pick & Go' [Apanhar e Levar] para viaturas de transporte colectivo de passageiros", assim como bilheteira e sala de espera.

Dados do portal de contratos públicos indicam que o projecto de arquitectura custa 190.000 euros e deverá ser finalizado em 115 dias.

Quanto ao orçamento estimado para materialização da obra e data prevista para arranque da empreitada, a autarquia não disponibilizou ainda a informação.

Lusa/DI