CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Projetos das 82 Estações de Metro vão para a Casa da Arquitectura

11 de novembro de 2017

A Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura e a Metro do Porto assinaram um Contrato de Cedência da Colecção de Elementos de Arquitectura "Estações de Metro" composta por materiais relativos às 82 estações de Metro subterrâneas e à superfície, da autoria de vários arquitectos portugueses.

A assinatura do Contrato de Cedência decorreu no espaço da Casa da Arquitectura, na Real Vinícola, em Matosinhos, que abre as portas ao público nos dias 17, 18 e 19 de Novembro. Na altura, estarão presentes, pela Metro do Porto, o seu presidente, Jorge Moreno Delgado e o administrador, Pedro Azeredo Lopes e ainda o presidente e o director-executivo da Casa da Arquitectura, respectivamente José Manuel Dias da Fonseca e Nuno Sampaio. A Colecção de Elementos de Arquitectura "Estações de Metro" da Metro do Porto é constituída por maquetas, fotografias (impressas e digitais) e desenhos gráficos, sobretudo em ficheiros digitais, relativos a todas as fases de projecto relevantes e constitui um acervo da autoria dos arquitectos Adalberto Dias, Álvaro Siza, Castro Calapez, José Bernardo Távora, José Gigante, Manuel Fernandes Sá, Rui Passos Mealha, Rogério Cavaca, Souto de Moura, Alcino Soutinho e João Álvaro Rocha.

Em comunicado, a Casa da Arquitectura refere que a cedência desta colecção surge na sequência da abertura das suas novas instalações, onde será possível assegurar o depósito adequado e o tratamento de acervos como o da Metro do Porto, de manifesta relevância arquitectónica e cultural. "Com a inauguração do novo espaço, a Casa da Arquitectura assume a sua vocação de Centro Português de Arquitectura, passando a ser a única entidade cultural sem fins lucrativos exclusivamente dedicada à arquitectura que, em território nacional, congrega, num só espaço, área de arquivo e área expositiva", salienta.