CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Prémio Mobis para distinguir o melhor do mobiliário, arquitectura e design

24 de abril de 2019

O Prémio Mobis, promovido pela revista Mobiliário em Notícia, que distingue as melhores empresas de Portugal no sector do mobiliário, tem como objectivo de celebrar o empreendedorismo, a qualidade e excelência do mobiliário português, estende-se este ano à arquitectura e design.

Este prémio atribuído desde 2001, tem na Comissão de Honra para esta gala internacional, o primeiro-ministro, António Costa, o Presidente da Associação da Indústria Portuguesa (AIP), José Eduardo Carvalho, o presidente da Associação das Indústrias da Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP), Vítor Poças, entre outras individualidades.

Este evento de cariz internacional pretende contribuir de forma decisiva para uma maior notoriedade da indústria portuguesa, dentro e fora de portas. Emídio Brandão, editor da MN Mobiliário em Notícia e Director do Prémio Mobis, salienta: “É importante criar-se negócios no Prémio Mobis, os jovens são importantes e vão aparecer! Há algo que me orgulha: ao fim de mais de 20 anos continua a ser um evento respeitável. O Mobis tem alterado atitudes e comportamentos, o que se traduz numa maior preocupação nas áreas do Design e da Qualidade em geral, o que tem vindo a tornar o mobiliário português mais competitivo e mais apetecível internacionalmente”.

De recordar que o sector do mobiliário, que de momento reúne 55.000 postos de trabalho directos, cada vez mais tem apostado na exportação. Prevê-se, que em 2018, tenha atingido um novo recorde de exportações na casa dos 2,5 mil milhões de euros, para um volume de negócios que deve ultrapassar os 3,5 mil milhões de euros e um saldo positivo na balança comercial na ordem dos 900 milhões de euros.

Esta indústria, que tem tido uma evolução positivanos últimos anos, exporta cerca de 70%da sua produção e nos últimos nove anos as exportações do sector cresceram, em média, acima dos 100 milhões de euros por ano, tornando-se num dos sectores de maior destaque da economia portuguesa ao nível das exportações.