CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prémio Internacional RIBA vai para projecto brasileiro

21 de novembro de 2018

O projecto Moradias Infantis, dos ateliers brasileiros Aleph Zero e Rosenbaum, ganhou o prémio Internacional RIBA 2018, concedido pelo Real Instituto de Arquitectos Britânicos (Royal Institute of British Architects).

O complexo escolar projectado para a Fundação Bradesco situa-se na Fazenda de Canuanã, na zona rural de Formoso do Araguaia, no Estado do Tocantins, em plena mata amazónica e acolhe cerca de 540 alunos mas tem capacidade para 800 jovens.

Canuanã é uma das escolas rurais em regime de internato que a Fundação Bradesco mantém e promove e que acolhe crianças e jovens entre 7 e 18 anos e que, durante todo esse tempo, cumpre vários papéis: “casa, família, abrigo, laboratório e sala de aula”.

O Prémio Internacional RIBA é concedido de dois em dois anos para “um edifício que exemplifique a excelência em design e a ambição arquitectónica e ofereça um impacto social significativo”. Os arquitectos Gustavo Utrabo e Petro Duschenes, do Aleph Zero, desenvolveram o projecto em colaboração com Marcelo Rosenbaum e Adriana Benguela, do estúdio de arquitectura e design Rosenbaum.

Combinando uma estética contemporânea com técnicas tradicionais, a obra foi descrita pelo júri como "reinventando o vernáculo brasileiro". O edifício é construído com recursos locais e baseado em técnicas locais.

O projecto Moradias Infantis foi escolhido entre uma lista de quatro edifícios finalistas por um júri presidido pela renomada arquitecta Elizabeth Diller (DS + R).

Fotografias cortesia Leonardo Finotti