Portugal e Galiza unidos na Arquitectura

07 de Novembro de 2018

Guimarães, Aveiro e Coimbra recebem este ano a 4ª edição das Mesturas, Encontros Internacionais de Arquitectura Galiza-Portugal, comissariada por Tiago do Vale Arquitectos e pelo gabinete galego Santos y Mera arquitectos.

A iniciativa decorrerá, entre os dias 8 e 22 de Novembro de 2018, sendo organizada pela Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos e das delegações de Vigo, Pontevedra e Ourense do Colégio Oficial de Arquitectos da Galiza, as Mesturas constituem um nexo de ligação, divulgação e intercâmbio entre a arquitectura de ambos os lados do Rio Minho.

Programa:

8 NOV 19:00
Universidade do Minho, Guimarães

Oscar López Alba

O OLA Estudio é encabeçado desde 2011 por Oscar López Alba, arquitecto pela Escola Técnica Superior de Arquitectura da Coruña em 2001, depois da sua passagem pelo Gabinete de Reabilitação do Caminho de Santiago em Sarria, Lugo. 
ocados na arquitectura, reabilitação e desenho urbano, o seu trabalho tem sido objecto de prémio em diferentes concursos.
A obra dos OLA centra-se na Galiza embora apresente obra também em Portugal e outros locais da Península.
Finalistas dos Prémios FAD, na XIV Bienal de Arquitectura e Urbanismo e nos Prémios Lledo em 2018. Finalistas em diversas edições dos Prémios COAG. Vencedores do Prémio Gran de Area 2018.

RVR Arquitectos

Estúdio formado pelos arquitectos Alberto Redondo Porto, José Valladares Durán y Marcial Rodríguez Rodríguez, tem desenvolvido trabalho sobretudo em Santiago de Compostela nos âmbitos da reabilitação e protecção do património, intervenção na paisagem, no espaço urbano e em construção de raíz, com um foco particular na integração no território e na sustentabilidade.
Venceram, entre outros, o V Prémio ENOR, o XII Prémio COAG de Arquitectura, foram finalistas no XVII Prémio COAG em 2016, venceram o Prémio Juana de Vega 2017 e foram finalistas nos Prémios Leda em 2018.

15 NOV 19:00
Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro
Irisarri+Piñera Arquitectos

Ambos professores de Projectos Arquitectónicos na Escola de Arquitectura da Coruña, Jesús Irisarri foi professor convidado nas Escolas Superiores Técnicas de Arquitectura de Navarra, Madrid e Sevilha, assim como no “International Laboratory of Architecture and Urban Design” em Veneza.
Foram professores convidados de diversos cursos de Mestrado e Pós-gradução em Sevilha, Coruña e Santiago de Compostela.
Foram co-directores da revista “Obradoiro” do Colégio Oficial de Arquitectos da Galiza de 2001 a 2005.
Entre inúmeros outros, venceram o Prémio FAD, o European Galvanizing Awards, o Prémio Europeu de Espaço Público, foram por duas vezes seleccionados para o Prémio Mies Van der Rohe e venceram o Prémio de Reabilitação da Galiza.
Já foram expostos por todo o mundo, desde a Bienal de Veneza ao MOMA de Nova Iorque e profusamente publicados em monografias, livros e revistas internacionais.
Lucas Díaz

Encabeçado pelos arquitectos Gustavo Díaz Garcia (formado em Madrid) e Lucas Díaz Sierra (formado em Barcelona), a Díaz y Díaz Arquitectos tem escritórios em Madrid e na Coruña. Operando tanto em obra pública como privada, desde edifícios institucionais e equipamentos de grande escala até à habitação colectiva e individual, têm um especial enfoque nos concursos de arquitectura.
Participando de cursos, conferências e exposições tanto em Espanha como internacionalmente, foram distinguidos pelos Leaf Awards, os WAN Awards, os Prémios COAG e os Prémios Juana de Vega, entre outros, e publicados por todo o mundo.

22 NOV 19:00
Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra

Ansede Quintans Arquitectos

A Ansede Quintans Arquitectos foi fundada em 2006 em Vigo, encabeçada por Alberto Quintans Arrondo e por Cristina Ansede Viz, ambos formados em 2003 pela Escola Técnica Superior de Arquitectura da Coruña.
A sua obra apresenta um foco importante na reabilitação e no restauro de património arquitectónico (como o Paço de Fifiñans em Cambados ou a Igreja de Santa Maria do Socorro em Caion), no desenho de espaços públicos (como a envolvente à Igreja de São Frutuoso em Santiago de Compostela) e na construção de raíz (como a recente sede da empresa Exlabesa em Valga).
Alfonso Penela Fernández

Arquitecto desde 1981 pela Escola Superior de Arquitectura de Barcelona, é professor de Projectos na Escola Técnica Superior da Coruña desde 1986.
Fundou em 1982 o seu gabinete na cidade de Vigo, orientado-se fundamentalmente para a execução de projectos de arquitectura na sequência da participação em concursos de arquitectura, participando em mais de 85 concursos com 33 primeiros prémios e outras menções.