CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

Peça escultórica define o novo Mercado de Famalicão

13 de setembro de 2021

A renovação do antigo Mercado Municipal de Famalicão, um projecto do arquitecto Rui Mendes Ribeiro, é uma verdadeira obra escultórica. 

Inaugurado a 21 de Setembro de 1952, a construção do mercado municipal de Vila Nova de Famalicão teve um duplo objectivo, por um lado o de descongestionar o antigo campo da feira (actual praça D.Maria II) e por outro tornar esse espaço mais agradável e com melhores condições de higiene. Depois de um período áureo, o mercado apresentava-se à data da intervenção como um espaço obsoleto e sem uma dinâmica capaz de atrair novos e diversificados consumidores.

O edifício principal é constituido por três corpos retangulares, adossados entre si, e um torreão que possui o brasão da cidade e marca a transição entre a praça D. Maria II e a rua capitão Manuel Carvalho. A uma cota superior, o acesso ao pátio (Praça) do mercado é feito por duas entradas, a Norte, pela rua capitão Manuel Carvalho e a Poente, pela praça D. Maria II. O pátio, a uma cota inferior éra apoiado por três edifícios destinados à venda de carne, peixe e fruta.

O volume principal, que em projeto foi mantido e reabilitado, assume em planta a forma de linha quebrada, sendo que a uma cota superior acompanha a frente de rua e os espaços interiores são ocupados por diversos estabelecimentos comerciais (lojas de rua).

Conceito

A intervenção sobre o Mercado Municipal de Vila Nova de Famalicão visou a sua reabilitação, tendo como premissa a valorização do seu caráter arquitetónico e a melhoria das condições existentes.

Deste modo, além da intervenção sobre o edifício existente, foi construído um novo corpo em estrutura metálica, garantindo a capacidade de atender às necessidades do mercado permanente e cíclico, e ainda permitir a abertura de uma nova frente urbana para a avenida Marechal Humberto Delgado e Praça Mouzinho de Albuquerque.

O revestimento deste novo corpo garante o sombreamento e impermeabilização do espaço e tem como referência o módulo triangular do torreão preexistente, como meio para uma maior integração na envolvente.

Ficha Técnica:

Nome do Projecto: Projeto de Reabilitação do Mercado Municipal de Vila Nova de Famalicão

Atelier de Arquitectura:. Unidade de Projeto Urbano do Município de Vila Nova de Famalicão

Arquitecto responsável:. Rui Ribeiro, Arq.

Facebook: www.facebook.com/rui.p.ribeiro.98

Localização . Vila Nova de Famalicão

Ano de conclusão da obra: 2021

Área total construída (m2): 3.748,20 m2

Fotógrafo: Ivo Tavares Studio

Website : www.ivotavares.net