CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Paulo Mendes da Rocha no documentário “Tudo é Projeto”

19 de maio de 2017

A Casa das Artes recebe no dia 22 de Maio, a estreia de “Tudo é Projeto” de Joana Mendes da Rocha e Patricia Rubano, um documentário sobre a vida e obra do arquitecto brasileiro, vencedor de um Pritzker em 2006. 

Organizada pela Casa da Arquitectura com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), a sessão abre com a projecção de “Tudo é Projeto”, sobre a vida e obra do arquitecto Paulo Mendes da Rocha, autor do projecto do Museu dos Coches em Lisboa. 

À exibição do filme segue-se uma conversa entre Joana Mendes da Rocha (filha do arquitecto) e Ana Resende, co-realizadora do filme “A Construção da Villa Além” (2017). O serão termina com uma conversa entre o arquitecto Paulo Mendes da Rocha e o jornalista Carlos Magno. 

“Tudo é Projeto” é um documentário sobre a vida e obra de Paulo Mendes da Rocha contada na primeira pessoa com base em entrevistas com a sua filha. Com quase 90 anos de idade, Paulo Mendes da Rocha é hoje um dos mais importantes arquitectos no mundo, “um pensador cujas opiniões polémicas sobre urbanidade, natureza, humanidade, arte e técnica merecem ser ouvidas. Num constante diálogo entre entrevistado/pai e entrevistadora/filha, Joana é o fio condutor do filme. Como em todas as relações pessoais, principalmente entre pais e filhos, o fio que conduz é também o que é conduzido”, refere a sinopse do filme.

O documentário é produzido pela Olé Produções com o apoio da Casa da Arquitectura cujo acervo virá a integrar. Em 2015, Paulo Mendes da Rocha doou o projecto original do Museu dos Coches à Casa da Arquitectura, sendo um dos primeiros arquitectos a oferecer materiais originais para integrar a Colecção Arquitectura Brasileira – um vasto acervo de projectos, desenhos, maquetas e livros que conta a história da arquitectura moderna e contemporânea brasileira de 1930 até à actualidade.

“A exibição de ‘Tudo é Projecto’ representa uma oportunidade única de conhecer o outro lado de um arquitecto e pensador extraordinário que tem em Portugal, no Museu dos Coches, a sua única obra construída fora do Brasil”, lembra Nuno Sampaio, director-executivo da Casa da Arquitectura.