CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

Oliveira de Azeméis vai ter um Parque Urbano na antiga Quinta dos Borges

23 de outubro de 2020

Em Oliveira de Azeméis está a nascer um Parque Urbano/Centro de Interpretação Ambiental, equipamento estratégico para o desenvolvimento da cidade. O projecto, com uma área de cinco hectares ( o equivalente e cinco campos de futebol), ficará localizado numa área central da cidade, na denominada "antiga" Quinta dos Borges, e é da autoria do gabinete de arquitectura “ad quadratum arquitectos”, que venceu o concurso público nacional, anónimo.

O projecto irá dotar a cidade de um espaço central de uso público, com as características de parque urbano estruturado em moldes contemporâneos.

Segundo a descrição da proposta ganhadora, “imagina(-se) o parque como um pólo de intervenção e promoção de resiliência ambiental na cidade de Oliveira de Azeméis, com o objectivo de melhoria da saúde e bem-estar geral dos Oliveirenses e visitantes, bem como na obtenção de benefícios ambientais e económicos, tentando-se preservar o ecossistema já estabelecido pela vegetação existente, introduzindo novos espécimes que ajudam a consolidar e fortalecer o potencial ecológico do parque”.

 

Espaço de recreio e lazer de grande qualidade

A proposta prevê a requalificação do edificado existente na "antiga" Quinta dos Borges para espaços de restauração, como o café do parque/esplanada café concerto, e a disponibilização de áreas para Centro Interpretativo e Quinta Pedagógica, estruturas de slide e arborismo, circuitos e equipamentos de desporto de manutenção, zonas de repouso, entre muitas outras valências.

Como refere o arquitecto responsável pelo projecto, José António Lopes, procurou-se «uma solução que constitua uma resposta abrangente e variada às expectativas dos que procurarem este singular Parque Urbano, mas também, a afirmação de uma assumida postura de consciência e boa-prática ambiental, por parte do projecto e do município de Oliveira de Azeméis.».